Frente às necessidades de enriquecer a educação com recursos contemporâneos, o uso de ferramentas tecnológicas em ambientes não formais, podem contribuir para o ensino aprendizagem no ensino fundamental, médio e superior. Nas últimas décadas a rapidez de repasse de informações por meio da tecnologia, mostrou-se a necessidade de criar meios para complementar a aprendizagem dos adolescentes. Nesse sentido, percebeu-se que no meio sociocultural dos estudantes de Jaciara – MT, o uso de ferramentas tecnológicas é frequente. Dessa forma, o Quick Responsive Code (QR CODE) como ferramenta pedagógica pode contribuir muito no ensino, com o intuito de, enriquecer aulas ao ar livre no sentido de construir conexões entre o estudante e o meio ambiente e também a inclusão tecnológica. Nesse sentido, os objetivos do trabalho serão avaliar a utilização do (QR CODE) como uma ferramenta pedagógica e coletar dados qualitativos sobre o aprendizado de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, durante a aula teste e piloto de Ciências na área degradada as margens do Rio São Lourenço. A metodologia usada foi aplicação de uma aula teste e depois uma aula Piloto, consequentemente, sistematização dos dados e consolidação dos resultados. Dessa maneira, até o presente momento foram realizados levantamentos bibliográficos, sendo obtidos informações ecológicas das espécies arbóreas, biodiversidade local, a interação fauna e flora e importância das unidades de conservação como áreas de refúgio da fauna silvestre e informações do projeto de pesquisa para dar suporte a alimentação dos códigos, que vão ser lidos através do aplicativo (QR CODE).