A preservação do meio ambiente é um tema debatido na escola, comum em projetos interdisciplinares, por possibilitar uma flexibilidade discursiva. A Educação Ambiental se torna relevante no cotidiano escolar, pois atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Portanto, se faz necessária a sua inclusão na escola, interligada ao projeto político pedagógico (PPP) e no ensino. Esta pesquisa se justifica pois no convívio de sala de aula há a possibilidade de realizar experimentos práticos para conscientização ambiental, que dialogue com as disciplinas e o cotidiano do aluno. Ao relacionar o ensino e a pesquisa, estimula-se o desenvolvimento cognitivo. Nas aulas de ciências foi desenvolvida uma prática com a confecção de vasos auto irrigáveis, a partir de material reciclável e o acompanhamento de um cultivo, sendo este o eixo norteador desta pesquisa. Objetivou-se promover a educação ambiental a partir de ações que estimulem a olhar científico em alunos de 6º ano, de uma escola pública, em Esperança-PB e observar como essas atividades são absorvidas pelos alunos e como alteram a dinâmica do cotidiano deles. Esta é uma pesquisa de intervenção colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa exploratória. Contudo, este trabalho demonstrou ter relevância significativa para o ensino e para a escola, já que cidadania e sustentabilidade garantem a efetivação de conceitos apreendidos que foram utilizados no cotidiano dos alunos. De acordo com o enfoque da pesquisa, a prática vivenciada e o resultado final foi satisfatório, pois os alunos apresentaram evolução na capacidade de argumentar, pensar, construir o pensamento, de interagir e criar hipóteses.