IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE ENERGIA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28548 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 857 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE ENERGIA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho objetivou identificar as zonas do perfil conceitual para o conceito de energia que emergem no discurso de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental. A teoria do perfil conceitual surgiu na perspectiva da filosofia de Bachelard (1984), mais tarde se afasta das ideias bachelardianas e se aproxima das ideias de Vigotsky (1931, 1981). Dessa ótica, conceitos são entidades ou estruturas linguísticas externas à mente dos sujeitos, que não se tornam estruturas inteiramente internalizadas. As bases para a abordagem dos conceitos na teoria dos perfis conceituais enunciam que as funções mentais primeiro aparecem no plano social, como categorias interpsicológicas, e posteriormente no plano mental, como categorias intrapsicológicas, se desenvolvendo pela internalização de ferramentas culturais tornadas disponíveis pelas interações sociais. Para a obtenção dos dados foi perguntado aos estudantes "Para você o que é energia?" sendo utilizado as zonas do perfil conceitual para o conceito de energia de Rodrigues e Mattos. Evidenciou-se que na turmas do 9º ano as zonas que mais emergiram foram EC e EEs, já na turma do 5º ano as zonas que mais emergiram foram EE e EPA. Ao consultar alguns estudantes desses periodo de tansição do 5º e 9° ano do ensino fundamental, percebemos que filmes e séries de televisão sobre ficção científica e terror têm forte influência na vida desses estudantes, levando-nos a acreditar que essas novas situações ajudam a emergir nesses estudantes zonas de EEs do conceito de energia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TEORIA DO PERFIL CONCEITUAL, CONCEITO DE ENERGIA, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID104_15052017144521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR TORRES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ARTUR TORRES" "autor_email" => "arturdesume@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28548 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 857 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE ENERGIA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho objetivou identificar as zonas do perfil conceitual para o conceito de energia que emergem no discurso de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental. A teoria do perfil conceitual surgiu na perspectiva da filosofia de Bachelard (1984), mais tarde se afasta das ideias bachelardianas e se aproxima das ideias de Vigotsky (1931, 1981). Dessa ótica, conceitos são entidades ou estruturas linguísticas externas à mente dos sujeitos, que não se tornam estruturas inteiramente internalizadas. As bases para a abordagem dos conceitos na teoria dos perfis conceituais enunciam que as funções mentais primeiro aparecem no plano social, como categorias interpsicológicas, e posteriormente no plano mental, como categorias intrapsicológicas, se desenvolvendo pela internalização de ferramentas culturais tornadas disponíveis pelas interações sociais. Para a obtenção dos dados foi perguntado aos estudantes "Para você o que é energia?" sendo utilizado as zonas do perfil conceitual para o conceito de energia de Rodrigues e Mattos. Evidenciou-se que na turmas do 9º ano as zonas que mais emergiram foram EC e EEs, já na turma do 5º ano as zonas que mais emergiram foram EE e EPA. Ao consultar alguns estudantes desses periodo de tansição do 5º e 9° ano do ensino fundamental, percebemos que filmes e séries de televisão sobre ficção científica e terror têm forte influência na vida desses estudantes, levando-nos a acreditar que essas novas situações ajudam a emergir nesses estudantes zonas de EEs do conceito de energia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TEORIA DO PERFIL CONCEITUAL, CONCEITO DE ENERGIA, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID104_15052017144521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR TORRES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ARTUR TORRES" "autor_email" => "arturdesume@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }