E evidente nas escolas do Ensino Fundamental menor e maior, em especial da rede municipal, encontradas nas regiões localizadas no baixo Tocantins, encontram uma grande dificuldade de tratar dos conteúdos relacionados à ciências, em especialmente da física de uma forma diferenciada para a formação dos alunos, este fato evidencia as problemáticas encontradas quando esta criança vem evoluindo nas séries seguintes, onde a conceituação de física não possui um fator impactante na vida da mesma como forma de aprendizado. Isto porque na disciplina a qual ela deveria estar inserida (ciências), o enfoque maior é dado às ciências biológicas. O presente artigo foi aplicado na escola E.M.E.F Vereador Abelardo Leão, para alunos do 4º e 5º, do município de Limoeiro do Ajuru-PA, com a apresentação e demonstração de experimentos de física, onde estes foram confeccionados utilizando material de baixo custo. Diante das respostas acima podemos observar que teve 100% de aceitação dos alunos em relação à prática experimental utilizada, mostrar o lúdico, o diferente para essas crianças, demostra um amadurecimento da conceituação em relação a várias disciplinas que estes só irão encontrar mais à frente. Concluímos que a prática experimental utilizada no município de limoeiro do Ajuru na E.M.E.F Vereador Abelardo Leão, para alunos do 4º e 5º ano do fundamental menor teve um fator impactante no processo de aprendizado dos mesmos.