A alimentação, concretiza-se como uma necessidade fundamental do ser humano. No entanto, o padrão alimentar da nossa sociedade é cada vez mais inadequado, portanto, trabalhos que busquem contribuir no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis tornam-se essenciais, onde o veiculo mais eficiente de comunicação é o ambiente escolar. Desta forma, objetivou-se categorizar as concepções da comunidade escolar sobre alimentação saudável e por meio disto formar o perfil alimentar. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo através da qualificação dos conhecimentos, sendo o estudo realizado com alunos e funcionários de uma instituição privada de ensino. Para o levantamento de dados foi proposto um questionário aplicado durante o mês de julho/2016, estruturado por questões discursivas, tendo estes dados sido analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. Traçando um perfil alimentar foi possível observar que todos a comunidade escolar não apresentam um habito alimentar saudável, com concepções sobre alimentação saudável baseados nos itens alimentares, sendo ainda satisfatório, devido a esta seleção servir com uma base alimentar saudável. O fato de grande preocupação afirma-se devido a 70% dos entrevistados não optarem por uma alimentação saudável mesmo conhecendo os riscos a saúde (Infarto, Diabetes e Obesidade) justificando por não conseguir, pelo sabor e atratividade dos alimentos e pela facilidade de acesso ao alimento inclusive no âmbito escolar. Ressaltando assim a necessidade e o valor de investir na educação alimentar durante o ensino básico, uma vez que, a escola apresenta-se como o local ideal para realização de trabalhos que promovam a saúde.