Este estudo procura promover a divulgação de métodos que podem ser facilmente utilizados em sala de aula com o intuito da promoção da inclusão e melhoria do ensino investigativo em química, podendo melhorar a relação entre alunos e professores de forma que ao fazer uso de metodologias experimentais, haja uma maior atenção, assim como aprendizagem por parte dos estudantes. O referente estudo foi realizado com a aplicação de uma atividade investigativa, onde um estudante de escola profissionalizante do estado da Paraíba, apresentando deficiência intelectual/mental leve CID-F70.9, foi submetido à uma aula expositiva sobre reações químicas, especificando as reações que envolvam liberação de gás. Em seguida, um questionário de três questões foi entregue ao aluno para que o mesmo pudesse resolver com autonomia do conhecimento adquirido, objetivando analisar a obtenção de conhecimento a partir de métodos lúdicos, assim como observar a dificuldade apresentada pelo referente aluno nas aulas experimentais. O estudante respondeu todas as 3 questões corretamente, onde podemos observar que mesmo apresentando uma dificuldade de aprendizado e de memorização, foi possível assimilar as experiências às questões, promovendo a inclusão e propiciando o compartilhamento de saber, onde o uso de materiais de fácil aquisição favorece a aplicação em sala de aula e o simples transporte dos mesmos pelo professor, favorecendo o aprimoramento de técnicas de ensino utilizadas em sala de aula e a constante evolução intelectual dos alunos, assim como o avanço da educação brasileira.