O mundo atual vem buscando cada dia mais igualdade entre todos, não importando sexo, cor, raça, escolaridade e condições físicas. Busca-se acessibilidade, ou seja, que pessoas com qualquer tipo de deficiência ou que possuam mobilidade reduzida possam ter acesso a qualquer tipo de lugar e que participem de variados tipos de atividades.
Sendo assim, um dos principais lugares que está acessibilidade esteja presente é no próprio lar do deficiente, isto porque é neste espaço que ele passará a maior parte do seu tempo, será nesse espaço que ele precisará de conforto e segurança que aja facilidade na realização de suas atividades cotidianas que a ergonomia esteja presente desde um simples passeio na área pública até a realização de uma atividade mais complexa.
Mediante a este tema tão importante no nosso dia a dia o objetivo deste trabalho é verificar a aplicação da NBR 9050 em um conjunto residencial bem como verificar a presença de acessibilidade.
Foi realizado um estudo de caso onde um dos apartamentos do conjunto habitacional foi analisado, verificaram-se as especificações da norma e se havia acessibilidade para que uma pessoa com deficiência tivesse condições de habitar no mesmo.
De acordo com os resultados obtidos, ficou evidenciado que o conjunto habitacional está de acordo com o que é exigido pela NBR 9050, tendo acessibilidade e permitindo que uma pessoa com mobilidade reduzida ou um cadeirante resida neste conjunto habitacional.