É possível verificar uma desmotivação por parte dos alunos em relação ao ensino de ciências desenvolvido nas escolas. As atividades práticas podem ser vistas como sendo um fator para superação dessa situação, cabendo ao professor tomar a decisão de diversificar sua metodologia. As aulas práticas são atividades que permitem que os estudantes tenham um contato com fenômenos abordados no ensino de ciências, por meio da manipulação de materiais e equipamentos, dessa forma atuam estimulando a imaginação, a curiosidade e o raciocínio dos alunos, fazendo com que aprendizagem ocorra de forma significativa, proporcionando uma mudança conceitual na construção do próprio conhecimento. Objetivou-se observar se as atividades práticas ampliam a capacidade de aprendizagem dos alunos participantes do programa PROAFE. O programa PROAFE é desenvolvido no museu vivo da ciência e tecnologia por alunos de licenciatura da UEPB para alunos da rede municipal de Campina Grande PB, usando como suporte os materiais da experimentoteca. O programa PROAFE através das atividades práticas desenvolvidas conseguiu com êxito um melhor desenvolvimento na aprendizagem dos alunos participantes, visto que ao final das atividades os alunos conseguiram criar seus próprios conceitos a cerca dos fenômenos vistos ao longo das atividades. Isso enfatiza o poder que as atividades práticas proporcionam ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno, caracterizando-se como uma aprendizagem significativa. Portanto é possível dizer que as atividades práticas desenvolvidas através do programa PROAFE de fato permitiram um melhor aprendizado aos alunos participantes, tendo em vista que cada um conseguiu criar seu próprio conceito sobre o conteúdo visto.