SILVA, Rivaldo Lopes Da. A relação professor-aluno em contextos sociais diferentes. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28087>. Acesso em: 22/11/2024 09:24
Este resumo faz parte do trabalho desenvolvido durante o período de um ano no projeto de iniciação cientifica. Nesta pesquisa buscou-se analisar a pratica pedagógica de um professor de química que leciona em duas escolas situadas em contextos sócioeconômicos diferentes e observar como este contexto social afeta a prática pedagógica e sua relação com os alunos das duas escolas. Utilizou-se como referencial a teoria de Basil Bernstein e como instrumentos de análises alguns indicadores desenvolvidos pelo grupo ESSA (Estudos Sociológicos de Sala de Aula) da Universidade de Lisboa. Os indicadores discutidos neste trabalho são: a relação de comunicação existente em sala de aula, perguntas dos alunos e a intervenção dos alunos com incorreções. Analisou-se a relação professor-aluno quanto ao grau de enquadramento.