A parceria entre escola e família é essencial para o bom desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos e algumas situações de aprendizagem coletiva, que envolvam pais, filhos e professores, podem trazer resultados significativos para esta relação, e consequentemente para o aprendizado dos alunos. Assim, neste texto apresentamos um recorte de nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), buscando responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições de um trabalho com atividades cooperativas entre pais e filhos a partir de jogos matemáticos para a relação entre família/escola? A partir disso, o nosso objetivo foi analisar as considerações dos pais e alunos neste tipo de metodologia de ensino e as contribuições dos jogos na relação família/aluno/ensino; investigar a importância de estabelecer um elo entre família e escola, visando o processo de ensino da Matemática e instigar a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do filho, como parceiros e colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma oficina com jogos realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “José Luiz Neto” da cidade de Barra de Santa Rosa/PB, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os jogos desenvolvidos foram: Dominó de 4 cores, Acerte a palavra e Sudoku. Os resultados obtidos mostraram que a utilização dos jogos é um bom recurso para estimular à participação e o envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos, promovendo uma maior aproximação entre ambos, além de contribuir com o processo de ensino da Matemática.