CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA PARCERIA FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZADO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28346 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 449 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA PARCERIA FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZADO" "resumo" => "A parceria entre escola e família é essencial para o bom desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos e algumas situações de aprendizagem coletiva, que envolvam pais, filhos e professores, podem trazer resultados significativos para esta relação, e consequentemente para o aprendizado dos alunos. Assim, neste texto apresentamos um recorte de nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), buscando responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições de um trabalho com atividades cooperativas entre pais e filhos a partir de jogos matemáticos para a relação entre família/escola? A partir disso, o nosso objetivo foi analisar as considerações dos pais e alunos neste tipo de metodologia de ensino e as contribuições dos jogos na relação família/aluno/ensino; investigar a importância de estabelecer um elo entre família e escola, visando o processo de ensino da Matemática e instigar a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do filho, como parceiros e colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma oficina com jogos realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “José Luiz Neto” da cidade de Barra de Santa Rosa/PB, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os jogos desenvolvidos foram: Dominó de 4 cores, Acerte a palavra e Sudoku. Os resultados obtidos mostraram que a utilização dos jogos é um bom recurso para estimular à participação e o envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos, promovendo uma maior aproximação entre ambos, além de contribuir com o processo de ensino da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ATIVIDADES COOPERATIVAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOCIALIZAÇÃO, PAIS E FILHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID514_01052017233113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYANE NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAYANE MONTEIRO" "autor_email" => "jayane.monteiro@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28346 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 449 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA PARCERIA FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZADO" "resumo" => "A parceria entre escola e família é essencial para o bom desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos e algumas situações de aprendizagem coletiva, que envolvam pais, filhos e professores, podem trazer resultados significativos para esta relação, e consequentemente para o aprendizado dos alunos. Assim, neste texto apresentamos um recorte de nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), buscando responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições de um trabalho com atividades cooperativas entre pais e filhos a partir de jogos matemáticos para a relação entre família/escola? A partir disso, o nosso objetivo foi analisar as considerações dos pais e alunos neste tipo de metodologia de ensino e as contribuições dos jogos na relação família/aluno/ensino; investigar a importância de estabelecer um elo entre família e escola, visando o processo de ensino da Matemática e instigar a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do filho, como parceiros e colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma oficina com jogos realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “José Luiz Neto” da cidade de Barra de Santa Rosa/PB, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os jogos desenvolvidos foram: Dominó de 4 cores, Acerte a palavra e Sudoku. Os resultados obtidos mostraram que a utilização dos jogos é um bom recurso para estimular à participação e o envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos, promovendo uma maior aproximação entre ambos, além de contribuir com o processo de ensino da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ATIVIDADES COOPERATIVAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOCIALIZAÇÃO, PAIS E FILHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID514_01052017233113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYANE NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAYANE MONTEIRO" "autor_email" => "jayane.monteiro@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }