A formação de professores têm sido uma constante preocupação por parte da sociedade contemporânea e um tema inesgotável de pesquisas. No entanto, estas preocupações com a formação docente sinalizam mudanças que nem sempre são acompanhadas de um processo reflexivo mais profundo. Neste sentido, é significativo perguntar qual a percepção dos alunos sobre as praticas pedagógicas vivenciadas no primeiro ano do curso de licenciatura em ciências biológicas?. O presente trabalho objetivou analisar os registros das reflexões dos alunos sobre a pratica pedagógica no ensino de ciências durante a formação inicial. O trabalho foi realizado em 2016 junto aos alunos matriculados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIFACEX. Os alunos realizaram as praticas pedagógicas na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, Natal/RN. Nesta pesquisa, foram analisados os diários de campo (ZABALZA, 2004) como instrumentos da pesquisa, do qual foi realizado a analise de conteúdo. Os registros demonstraram estavam centradas sobre as preocupações e expectativas sobre as futuras experiências enquanto professor. As preocupações centravam-se especialmente sobre os diagnósticos e a proposição de atividades praticas em ciências. Destacaram-se como preocupações e expectativas sobre “o que observar”, “como registrar estas observações” e preocupações sobre “como participar das atividades”. As praticas pedagógicas no ensino de Ciências no início do curso demonstraram ser uma atividade educativa importante para incentivar o processo de reflexão inicial sobre as atividades durante a construção de competências e formação docente e a produção dos diários se constituiu como um processo de registro com grande efetividade e objetos de reflexão desta práxis.