Artigo Anais VI CONGREFIP

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0060

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM TRABALHADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: SAÚDE DO TRABALHADOR, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE Comunicação Oral (CO) Educação em saúde
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Publicado em 10 de maio de 2017

Resumo

Introdução: As ações educativas enquanto estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças podem favorecer a melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das atividades laborais. No contexto inserido, surgiu a necessidade de abordar temas considerados relevantes em uma fábrica de produtos alimentícios, tendo em vista que esse público se encontra em situação de vulnerabilidade e exposto a riscos decorrentes dos processos de trabalho. Desse modo, tem-se como objetivo relatar a experiência de ações educativas em saúde vivenciadas com um grupo de trabalhadores de uma fábrica de produtos alimentícios. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicas do 6 ͦ período do curso de graduação em enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, durante o componente de Estágio Curricular Supervisionado I, onde foram realizadas ações educativas em saúde com trabalhadores do setor de produção de uma fábrica de produtos alimentícios. As atividades foram desenvolvidas em três etapas: observação, planejamento e execução da proposta de intervenção. Os temas abordados, foram: Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), riscos de acidentes com produtos químicos, a importância da higienização das mãos, vacinação do trabalhador e repasse de informações sobre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). As atividades foram desenvolvidas em uma fábrica de produtos alimentícios, no município de Caicó-RN, no período de agosto a novembro de 2016. Resultados e discussão: Para a obtenção de uma visão ampliada do contexto foram destinados momentos para o conhecimento e sondagem das possíveis temáticas a serem desenvolvidas, partindo dos próprios trabalhadores. Uma vez definidos, os temas foram planejados considerando a necessidade da adoção de metodologias que considerassem o coletivo enquanto sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem. As ações aconteceram em dois momentos: o primeiro contemplou a importância do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e os riscos no manuseio de produtos químicos, já o segundo abrangeu a necessidade da higienização constante das mãos no serviço e a importância da vacinação para a saúde do trabalhador. Também foram contempladas discussões acerca dos direitos trabalhistas e das ações desempenhadas pelo CEREST no município. No momento da execução os assuntos foram abordados com utilização de metodologias ativas, como: demonstração de técnicas, dinâmicas interativas, mostra de materiais e rodas de conversas conduzidas por questionamentos, com o intuito de identificar o conhecimento prévio dos participantes. Ao final de cada ação, houve um momento avaliativo para diagnosticar o que foi assimilado durante as atividades, instante no qual foi possível obter um feedback para identificar se as informações discutidas foram significativas. Conclusão: O diálogo entre os profissionais de saúde e a comunidade mostra-se de grande valia, tendo em vista que o aprendizado é algo constante e que surge a partir da troca de diferentes saberes. A atividade propiciou crescimento profissional na formação tendo em vista que as práticas educativas se encontram inseridas no processo de trabalho da enfermagem, além disso, trouxe contribuições para uma área negligenciada pela gestão e pelos profissionais de saúde.

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