Introdução: A educação em saúde é uma importante ferramenta na atenção à saúde da mulher, capaz de promover a melhoria das condições de vida e reduzir a morbidade e mortalidade feminina, especialmente, nas doenças cardiovasculares e no câncer. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ações educativas vivenciadas por acadêmicas de enfermagem junto a um grupo de mulheres católicas. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A vivência foi realizada a partir de uma prévia observação da realidade, seguida do planejamento, execução e avaliação das ações junto ao grupo das mulheres. Os temas abordados foram: Prevenção do câncer do colo do útero e da hipertensão arterial, trabalhados a partir de rodas de conversa, encenação, projeção de vídeos, utilização de imagens e dinâmicas interativas. Resultados e discussão: As ações foram realizadas em dois encontros. No primeiro foi abordada a temática de prevenção do câncer de colo do útero, a partir da apresentação e discussão de vídeos, utilização de imagens ilustrativas e demonstração da técnica do preventivo. O segundo encontro contemplou a hipertensão arterial, trabalhada com encenação, apresentação de imagens e vídeo ilustrando como ocorre o aumento da pressão arterial, os fatores de risco e suas consequências quando não tratada. Conclusões: As atividades proporcionaram aprendizagem e aprimoramento das habilidades requeridas na formação profissional em enfermagem. Para as mulheres as favoreceram o despertar para atitudes relacionadas ao cuidado em saúde, necessárias à melhoria na qualidade de vida da população feminina.