LITERATURA NOS ANOS INICIAIS: A LEITURA DO LIVRO DE IMAGENS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS LEITURAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27435 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "LITERATURA NOS ANOS INICIAIS: A LEITURA DO LIVRO DE IMAGENS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS LEITURAS" "resumo" => "Neste trabalho vamos desenvolver e discutir as teorias e as práticas do ensino de literatura, considerando a sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Por isso, uma questão muito importante que não deve ser esquecida no tocante ao trabalho com o texto literário, especificamente com crianças, é o fato de qual livro devemos ler para as crianças. Assim, é importante saber, a partir de parâmetros que estejam associados à forma como deve se apresentar tais livros, quais são os aspectos formais e estéticos que apontam para a qualidade do livro e assim possa firmá-lo como sendo literário. Desse modo, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizaremos a obra de Eva Furnari, como material de apoio, que nos servirá de suporte para demonstrarmos que o livro de imagens pode se tornar o ponto de partida para muitas outras leituras que as crianças venham a desenvolver ao longo de sua trajetória literária. Por fim, apresentamos algumas sugestões de como trabalhar com o livro de imagens nas aulas de português/literatura, de modo que as mesmas sejam utilizadas nas salas de aulas dos anos iniciais, do ensino fundamental e, assim, venham contribuir com o trabalho eficaz do ensino de literatura. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Geraldi (2001), Abreu (2006), dentre outros. A partir da proposta desta discussão é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores, sobretudo, a partir do trabalho com o livro de imagens, visto aqui não como um mero “livrinho”, capaz apenas de chamar a atenção das crianças por suas cores e figuras, mas como o precursor de uma longa caminhada pelo universo literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LIVRO DE IMAGENS, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID371_24012017155621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL" "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27435 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "LITERATURA NOS ANOS INICIAIS: A LEITURA DO LIVRO DE IMAGENS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS LEITURAS" "resumo" => "Neste trabalho vamos desenvolver e discutir as teorias e as práticas do ensino de literatura, considerando a sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Por isso, uma questão muito importante que não deve ser esquecida no tocante ao trabalho com o texto literário, especificamente com crianças, é o fato de qual livro devemos ler para as crianças. Assim, é importante saber, a partir de parâmetros que estejam associados à forma como deve se apresentar tais livros, quais são os aspectos formais e estéticos que apontam para a qualidade do livro e assim possa firmá-lo como sendo literário. Desse modo, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizaremos a obra de Eva Furnari, como material de apoio, que nos servirá de suporte para demonstrarmos que o livro de imagens pode se tornar o ponto de partida para muitas outras leituras que as crianças venham a desenvolver ao longo de sua trajetória literária. Por fim, apresentamos algumas sugestões de como trabalhar com o livro de imagens nas aulas de português/literatura, de modo que as mesmas sejam utilizadas nas salas de aulas dos anos iniciais, do ensino fundamental e, assim, venham contribuir com o trabalho eficaz do ensino de literatura. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Geraldi (2001), Abreu (2006), dentre outros. A partir da proposta desta discussão é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores, sobretudo, a partir do trabalho com o livro de imagens, visto aqui não como um mero “livrinho”, capaz apenas de chamar a atenção das crianças por suas cores e figuras, mas como o precursor de uma longa caminhada pelo universo literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LIVRO DE IMAGENS, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID371_24012017155621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL" "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }