O BIFE, A PIPOCA E UMA PROPOSTA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Neste artigo apresentaremos uma possibilidade de trabalho docente com o conto O bife e a Pipoca, publicado no livro Tchau (1984), de Lygia Bojunga Nunes, por meio de estratégias de leitura, a saber: conexão, visualização e sumarização. Duas razões justificam essas delimitações: o fato de as estratégias de leitura, quando bem mediadas, assumirem papel determinante para a formação leitora e a necessidade de repensar metodologias que sistematizem as práticas de leitura e considerem a dimensão artística e lúdica da literatura, promovendo a fruição estética. Para os objetivos desse artigo, planejamos nossas atividades considerando um público dos anos finais do ensino fundamental, pois, conforme presumem os documentos parametrizadores da educação brasileira, este é um período decisivo para a formação de leitores. Ancorados nos princípios metodológicos apresentados por Solé (1998), organizamos nossa proposta em três momentos: antes, durante e após a leitura. 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