Este trabalho tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, o processo de planejamento e elaboração de uma sequência didática, a ser desenvolvida em duas salas do quinto ano, do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, intitulada: Ler, discutir e opinar: desenvolvendo competências argumentativas no contexto de produção do gênero Carta ao Leitor. A escolha pela sequência didática, como instrumento e/ou procedimento, justifica-se por dois motivos específicos, primeiro - a partir da sua importância, proposta, entre outros, por Rojo (2012) a sequência didática, com objetivos bem definidos pode ajudar os alunos a conhecer, interagir e produzir o gênero que estiver sendo estudado, sendo capaz de perceber elementos recorrentes e divergentes do padrão; segundo – por meio da sua aplicação será possível, para fins da pesquisa, coletar dados para averiguar a nossa hipótese: a aplicação e/ou desenvolvimento de sequências didáticas, nas quais o professor organiza boas estratégias de intervenção e mediação, potencializando a aprendizagem dos alunos por meio do diálogo, da participação, da argumentação e contra argumentação, se revela como um meio para averiguar posteriormente, nas questões discursivas da avaliação se os alunos aprenderam o conteúdo trabalhado? Por meio de respostas contextualizadas é possível observar a qualidade da mediação interventiva estabelecida em sala de aula? Como a pesquisa prevê a observação e coleta detalhada do modo (como) e momento (quando) nos quais os professores a serem pesquisados alocam suas estratégias de intervenção e mediação, vislumbramos o acompanhamento de aulas específicas da disciplina de língua portuguesa, no desenvolvimento de uma Sequência Didática para o ensino do Gênero Textual – Carta ao Leitor, alocadas no tempo de um bimestre, sendo possível acompanhar o processo de ensino e aprendizagem até o seu final (aplicação de instrumentos avaliativos). Por fim, discutir a importância deste instrumento e/ou procedimento como modalidade organizativa dos conteúdos e especialmente do trabalho com os gêneros textuais para tratar no espaço escolar alterações no modo e como os sujeitos interagem com a língua enquanto situação comunicativa.