Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ATIVIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: LINGUÍSTICA APLICADA, FORMAÇÃO INICIAL, ATIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27267
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 955
    "titulo" => "ATIVIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Resumo: Nesse trabalho, analisamos, com base na perspectiva da Linguística Aplicada, dados gerados no âmbito do projeto de pesquisa “As atividades nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica: uma investigação sobre suas características e implicações para o processo de ensino-aprendizagem”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba. De modo específico, aqui, objetivamos responder a duas perguntas: 1) Quais as principais características das atividades propostas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial durante as aulas ministradas por eles na Educação Básica pública?; e 2) Quais as implicações provenientes da utilização dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade?. Os fundamentos teóricos contemplam estudos sobre atividades na aula de língua materna (MATENCIO, 2001) e sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade (ALBUQUERQUE, 2006; BRASIL/MEC, 2006, 1998). Os dados em análise foram gerados, no segundo semestre do ano de 2016, a partir da observação das aulas de três professores em formação de um curso de Letras de uma universidade pública paraibana – um que atuou nos anos finais do Ensino Fundamental e dois que atuaram no Ensino Médio. Os resultados preliminares apontam que as atividades dos professores em formação inicial observados são, em sua maioria, de autoria própria e dos eixos de ensino leitura/escuta e produção de textos escritos e tomam como objeto de ensino gêneros textuais de diferentes domínios discursivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA APLICADA, FORMAÇÃO INICIAL, ATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID955_20022017225244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO PEREIRA"
    "autor_email" => "brunoapcg@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27267
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 955
    "titulo" => "ATIVIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Resumo: Nesse trabalho, analisamos, com base na perspectiva da Linguística Aplicada, dados gerados no âmbito do projeto de pesquisa “As atividades nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica: uma investigação sobre suas características e implicações para o processo de ensino-aprendizagem”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba. De modo específico, aqui, objetivamos responder a duas perguntas: 1) Quais as principais características das atividades propostas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial durante as aulas ministradas por eles na Educação Básica pública?; e 2) Quais as implicações provenientes da utilização dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade?. Os fundamentos teóricos contemplam estudos sobre atividades na aula de língua materna (MATENCIO, 2001) e sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade (ALBUQUERQUE, 2006; BRASIL/MEC, 2006, 1998). Os dados em análise foram gerados, no segundo semestre do ano de 2016, a partir da observação das aulas de três professores em formação de um curso de Letras de uma universidade pública paraibana – um que atuou nos anos finais do Ensino Fundamental e dois que atuaram no Ensino Médio. Os resultados preliminares apontam que as atividades dos professores em formação inicial observados são, em sua maioria, de autoria própria e dos eixos de ensino leitura/escuta e produção de textos escritos e tomam como objeto de ensino gêneros textuais de diferentes domínios discursivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA APLICADA, FORMAÇÃO INICIAL, ATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID955_20022017225244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO PEREIRA"
    "autor_email" => "brunoapcg@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: Nesse trabalho, analisamos, com base na perspectiva da Linguística Aplicada, dados gerados no âmbito do projeto de pesquisa “As atividades nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica: uma investigação sobre suas características e implicações para o processo de ensino-aprendizagem”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba. De modo específico, aqui, objetivamos responder a duas perguntas: 1) Quais as principais características das atividades propostas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial durante as aulas ministradas por eles na Educação Básica pública?; e 2) Quais as implicações provenientes da utilização dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade?. Os fundamentos teóricos contemplam estudos sobre atividades na aula de língua materna (MATENCIO, 2001) e sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade (ALBUQUERQUE, 2006; BRASIL/MEC, 2006, 1998). Os dados em análise foram gerados, no segundo semestre do ano de 2016, a partir da observação das aulas de três professores em formação de um curso de Letras de uma universidade pública paraibana – um que atuou nos anos finais do Ensino Fundamental e dois que atuaram no Ensino Médio. Os resultados preliminares apontam que as atividades dos professores em formação inicial observados são, em sua maioria, de autoria própria e dos eixos de ensino leitura/escuta e produção de textos escritos e tomam como objeto de ensino gêneros textuais de diferentes domínios discursivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.