ATIVIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27267 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 955 "titulo" => "ATIVIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "Resumo: Nesse trabalho, analisamos, com base na perspectiva da Linguística Aplicada, dados gerados no âmbito do projeto de pesquisa “As atividades nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica: uma investigação sobre suas características e implicações para o processo de ensino-aprendizagem”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba. De modo específico, aqui, objetivamos responder a duas perguntas: 1) Quais as principais características das atividades propostas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial durante as aulas ministradas por eles na Educação Básica pública?; e 2) Quais as implicações provenientes da utilização dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade?. Os fundamentos teóricos contemplam estudos sobre atividades na aula de língua materna (MATENCIO, 2001) e sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade (ALBUQUERQUE, 2006; BRASIL/MEC, 2006, 1998). Os dados em análise foram gerados, no segundo semestre do ano de 2016, a partir da observação das aulas de três professores em formação de um curso de Letras de uma universidade pública paraibana – um que atuou nos anos finais do Ensino Fundamental e dois que atuaram no Ensino Médio. Os resultados preliminares apontam que as atividades dos professores em formação inicial observados são, em sua maioria, de autoria própria e dos eixos de ensino leitura/escuta e produção de textos escritos e tomam como objeto de ensino gêneros textuais de diferentes domínios discursivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA APLICADA, FORMAÇÃO INICIAL, ATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID955_20022017225244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO PEREIRA" "autor_email" => "brunoapcg@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27267 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 955 "titulo" => "ATIVIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "Resumo: Nesse trabalho, analisamos, com base na perspectiva da Linguística Aplicada, dados gerados no âmbito do projeto de pesquisa “As atividades nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica: uma investigação sobre suas características e implicações para o processo de ensino-aprendizagem”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba. De modo específico, aqui, objetivamos responder a duas perguntas: 1) Quais as principais características das atividades propostas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial durante as aulas ministradas por eles na Educação Básica pública?; e 2) Quais as implicações provenientes da utilização dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade?. Os fundamentos teóricos contemplam estudos sobre atividades na aula de língua materna (MATENCIO, 2001) e sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade (ALBUQUERQUE, 2006; BRASIL/MEC, 2006, 1998). Os dados em análise foram gerados, no segundo semestre do ano de 2016, a partir da observação das aulas de três professores em formação de um curso de Letras de uma universidade pública paraibana – um que atuou nos anos finais do Ensino Fundamental e dois que atuaram no Ensino Médio. Os resultados preliminares apontam que as atividades dos professores em formação inicial observados são, em sua maioria, de autoria própria e dos eixos de ensino leitura/escuta e produção de textos escritos e tomam como objeto de ensino gêneros textuais de diferentes domínios discursivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA APLICADA, FORMAÇÃO INICIAL, ATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID955_20022017225244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO PEREIRA" "autor_email" => "brunoapcg@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }