LETRAMENTO DIGITAL: O USO DO SMARTPHONE PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27417 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 1413 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: O USO DO SMARTPHONE PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA" "resumo" => "No mundo da cibercultura, em que tudo está conectado e a informação circula rapidamente, de forma dinâmica e mais livre, o texto digital vem proporcionar uma grande oferta para a aquisição do saber, um oceano de informações disponíveis com uma facilidade de acesso superior aos conteúdos oferecidos por meio impresso. Nesse contexto, surge o meme, gênero que se propõe a expor situações com temática social, política e econômica, de forma cômica, provocando a discussão sobre algum assunto polêmico. O presente trabalho tem como objetivo analisar como as Tecnologias Digitais Móveis – TDM – contribuem para a aprendizagem da leitura de memes, em alunos do 1º ano do ensino médio, bem como descrever o uso que os alunos fazem destas tecnologias quando leem memes no smartphone, além de investigar os efeitos das TDM para a leitura deste gênero. Quanto à metodologia e à composição do corpus, optamos por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de cunho qualitativo, com a análise de dados oriundos de uma sequência didática, a ser elaborada e aplicada, que envolva o trabalho com a leitura online em dispositivos digitais móveis – smartphones e de impressos, na qual se possa observar os usos e os efeitos da leitura de memes no smartphone. Será feito um estudo comparativo entre as duas modalidades de leitura: um confronto entre os resultados da compreensão do gênero meme impresso e no suporte digital. Como aporte teórico para as discussões sobre leitura, letramento e multimodalidade utilizaremos as contribuições de Solé (1998), Kleiman (1989 e 1995), Koch e Elias (2010), além dos estudos sobre letramento digital e o uso das tecnologias em Ribeiro e Coscarelli (2011), Coscarelli (2016), Rojo (2012, 2013 e 2015). Para as discussões sobre gêneros e sequências didáticas, utilizaremos os estudos de Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2003 e 2008), entre outros. Como resultado, espera-se obter dados que comprovem que o uso de dispositivos digitais móveis na educação pode contribuir significativamente na formação de um aprendiz autônomo e criativo, capaz de ler e compreender textos com diversos recursos multimodais, tendo em vista que as TDM estão presentes em nosso cotidiano e que possibilitam a interação dos indivíduos, estendendo a esses a capacidade de também serem autores do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, MEME, LEITURA, M-LEARNING" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1413_17032017115853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDJANE MENDES DE FREITAS MACEDO" "autor_nome_curto" => "IDJANE" "autor_email" => "idjanemendes@bol.com.br" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27417 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 1413 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: O USO DO SMARTPHONE PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA" "resumo" => "No mundo da cibercultura, em que tudo está conectado e a informação circula rapidamente, de forma dinâmica e mais livre, o texto digital vem proporcionar uma grande oferta para a aquisição do saber, um oceano de informações disponíveis com uma facilidade de acesso superior aos conteúdos oferecidos por meio impresso. Nesse contexto, surge o meme, gênero que se propõe a expor situações com temática social, política e econômica, de forma cômica, provocando a discussão sobre algum assunto polêmico. O presente trabalho tem como objetivo analisar como as Tecnologias Digitais Móveis – TDM – contribuem para a aprendizagem da leitura de memes, em alunos do 1º ano do ensino médio, bem como descrever o uso que os alunos fazem destas tecnologias quando leem memes no smartphone, além de investigar os efeitos das TDM para a leitura deste gênero. Quanto à metodologia e à composição do corpus, optamos por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de cunho qualitativo, com a análise de dados oriundos de uma sequência didática, a ser elaborada e aplicada, que envolva o trabalho com a leitura online em dispositivos digitais móveis – smartphones e de impressos, na qual se possa observar os usos e os efeitos da leitura de memes no smartphone. Será feito um estudo comparativo entre as duas modalidades de leitura: um confronto entre os resultados da compreensão do gênero meme impresso e no suporte digital. Como aporte teórico para as discussões sobre leitura, letramento e multimodalidade utilizaremos as contribuições de Solé (1998), Kleiman (1989 e 1995), Koch e Elias (2010), além dos estudos sobre letramento digital e o uso das tecnologias em Ribeiro e Coscarelli (2011), Coscarelli (2016), Rojo (2012, 2013 e 2015). Para as discussões sobre gêneros e sequências didáticas, utilizaremos os estudos de Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2003 e 2008), entre outros. Como resultado, espera-se obter dados que comprovem que o uso de dispositivos digitais móveis na educação pode contribuir significativamente na formação de um aprendiz autônomo e criativo, capaz de ler e compreender textos com diversos recursos multimodais, tendo em vista que as TDM estão presentes em nosso cotidiano e que possibilitam a interação dos indivíduos, estendendo a esses a capacidade de também serem autores do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, MEME, LEITURA, M-LEARNING" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1413_17032017115853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDJANE MENDES DE FREITAS MACEDO" "autor_nome_curto" => "IDJANE" "autor_email" => "idjanemendes@bol.com.br" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }