Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AÇÕES COM GENEROS TEXTUAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GÊNEROS TEXTUAIS, PRÁTICAS DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE

Resumo

A educação tem sido transformada e essa transformação é advinda da própria sociedade. Compreendemos, então, que se o meio social muda, consequentemente, não se pode mais proporcionar uma aprendizagem aos alunos da atualidade da mesma forma que era ofertado aos alunos de tempos anteriores. Os estudantes da sociedade pós - contemporânea são acelerados e cabe o professor promover aulas mais interessantes e dinâmicas. Os trabalhos com gêneros textuais são positivos para conduzir os alunos a uma aprendizagem mais significativa. Para tanto, os profissionais do ensino deve compreender que precisam participar de formações continuadas para saber como desenvolverem práticas que não foram ensinadas na formação inicial. Diante dessas informações, a questão problema que emerge esse estudo é: Qual a relevância de os professores trabalharem com gêneros textuais em sala de aula na atualidade? Assim, o objetivo que direciona esse artigo busca refletir sobre o quanto o olhar para a formação contínua dos professores, que tenham como foco o trabalho com gêneros textuais, pode melhorar o ensino aprendizado. Participaram como sujeitos da investigação 11 professores do ensino fundamental II de uma escola privada da escola de Campina Grande na Paraíba. Como metodologia forma realizadas em teóricos que investigam a temática, análises de oficinas, observações no local de pesquisa. Esse trabalho revelou que é possível construir conhecimentos mais significativos com os alunos tendo como ponto de partida o trabalho com gêneros textuais e ainda, pudemos observar o quanto o olhar da escola enquanto instituição pode contribuir para a melhoria da prática docente e isso valoriza os professores

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