Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

POR UMA PRÁTICA SITUADA DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO COLETIVA DE CORDEL

Palavra-chaves: ESCRITA, CORDEL, INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27599
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 1308
    "titulo" => "POR UMA PRÁTICA SITUADA DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO COLETIVA DE CORDEL"
    "resumo" => "Escrever textos não é uma tarefa fácil, e ensiná-la parece, à primeira vista, uma tarefa ainda mais difícil, pois, no contexto escolar, os alunos costumam perceber essa atividade como algo mecânico, apenas para o cumprimento de uma tarefa. Porém, quando a produção textual tem um contexto bem definido, o aluno pode, percebendo o sentido social da escrita, motivar-se a escrever textos com propósitos que ultrapassam a prática escolar. Pensando nisso, este trabalho visa a relatar uma experiência vivenciada em uma sala de aula de 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, referente ao estudo do gênero cordel. A sequência didática teve como foco a produção coletiva de um texto cujo propósito final seria a venda de folhetos para arrecadar verba com vistas à realização de uma festa de concluintes na escola. Esse trabalho teve como aporte teórico o interacionismo sociodiscursivo, adaptando-se a proposta de Dolz, Noverraz e Schnewvly (2004), de modo que os módulos didáticos tiveram como propósito a aprendizagem do gênero e suas peculiaridades e a discussão de uma temática, com foco em uma produção final em conjunto, sob a mediação da professora da turma. No momento de produção coletiva, evidenciou-se uma efetiva reflexão linguística, já que os alunos foram levados a manipular adequadamente os recursos expressivos, organizando o texto de forma coesa e coerente, sem perder de foco a progressão temática e as questões relativas à estrutura do gênero em questão, que requer o domínio de métrica e rimas. Nessa metodologia, a reescrita e a revisão ocorreram concomitantemente à própria produção, e, ao final, os alunos revisaram novamente o texto e realizaram os últimos ajustes, com efetivo interesse em aprimorá-lo, já que queriam que o texto apresentasse qualidade suficiente para se tornar vendável e atrair um grande número de compradores, arrecadando o montante necessário para a realização do evento no qual estavam interessados em participar. O desenvolvimento dessa experiência favoreceu a focalização do significado da tarefa e a mobilização de estratégias linguísticas em uma prática situada de produção textual, favorecendo mais proficiência ao escrever textos e a percepção da função social da escrita por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, CORDEL, INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1308_15032017204804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYENA MEDEIROS LIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAYENA"
    "autor_email" => "dayenamedeiros@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEE/PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27599
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 1308
    "titulo" => "POR UMA PRÁTICA SITUADA DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO COLETIVA DE CORDEL"
    "resumo" => "Escrever textos não é uma tarefa fácil, e ensiná-la parece, à primeira vista, uma tarefa ainda mais difícil, pois, no contexto escolar, os alunos costumam perceber essa atividade como algo mecânico, apenas para o cumprimento de uma tarefa. Porém, quando a produção textual tem um contexto bem definido, o aluno pode, percebendo o sentido social da escrita, motivar-se a escrever textos com propósitos que ultrapassam a prática escolar. Pensando nisso, este trabalho visa a relatar uma experiência vivenciada em uma sala de aula de 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, referente ao estudo do gênero cordel. A sequência didática teve como foco a produção coletiva de um texto cujo propósito final seria a venda de folhetos para arrecadar verba com vistas à realização de uma festa de concluintes na escola. Esse trabalho teve como aporte teórico o interacionismo sociodiscursivo, adaptando-se a proposta de Dolz, Noverraz e Schnewvly (2004), de modo que os módulos didáticos tiveram como propósito a aprendizagem do gênero e suas peculiaridades e a discussão de uma temática, com foco em uma produção final em conjunto, sob a mediação da professora da turma. No momento de produção coletiva, evidenciou-se uma efetiva reflexão linguística, já que os alunos foram levados a manipular adequadamente os recursos expressivos, organizando o texto de forma coesa e coerente, sem perder de foco a progressão temática e as questões relativas à estrutura do gênero em questão, que requer o domínio de métrica e rimas. Nessa metodologia, a reescrita e a revisão ocorreram concomitantemente à própria produção, e, ao final, os alunos revisaram novamente o texto e realizaram os últimos ajustes, com efetivo interesse em aprimorá-lo, já que queriam que o texto apresentasse qualidade suficiente para se tornar vendável e atrair um grande número de compradores, arrecadando o montante necessário para a realização do evento no qual estavam interessados em participar. O desenvolvimento dessa experiência favoreceu a focalização do significado da tarefa e a mobilização de estratégias linguísticas em uma prática situada de produção textual, favorecendo mais proficiência ao escrever textos e a percepção da função social da escrita por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, CORDEL, INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1308_15032017204804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYENA MEDEIROS LIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAYENA"
    "autor_email" => "dayenamedeiros@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEE/PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Escrever textos não é uma tarefa fácil, e ensiná-la parece, à primeira vista, uma tarefa ainda mais difícil, pois, no contexto escolar, os alunos costumam perceber essa atividade como algo mecânico, apenas para o cumprimento de uma tarefa. Porém, quando a produção textual tem um contexto bem definido, o aluno pode, percebendo o sentido social da escrita, motivar-se a escrever textos com propósitos que ultrapassam a prática escolar. Pensando nisso, este trabalho visa a relatar uma experiência vivenciada em uma sala de aula de 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, referente ao estudo do gênero cordel. A sequência didática teve como foco a produção coletiva de um texto cujo propósito final seria a venda de folhetos para arrecadar verba com vistas à realização de uma festa de concluintes na escola. Esse trabalho teve como aporte teórico o interacionismo sociodiscursivo, adaptando-se a proposta de Dolz, Noverraz e Schnewvly (2004), de modo que os módulos didáticos tiveram como propósito a aprendizagem do gênero e suas peculiaridades e a discussão de uma temática, com foco em uma produção final em conjunto, sob a mediação da professora da turma. No momento de produção coletiva, evidenciou-se uma efetiva reflexão linguística, já que os alunos foram levados a manipular adequadamente os recursos expressivos, organizando o texto de forma coesa e coerente, sem perder de foco a progressão temática e as questões relativas à estrutura do gênero em questão, que requer o domínio de métrica e rimas. Nessa metodologia, a reescrita e a revisão ocorreram concomitantemente à própria produção, e, ao final, os alunos revisaram novamente o texto e realizaram os últimos ajustes, com efetivo interesse em aprimorá-lo, já que queriam que o texto apresentasse qualidade suficiente para se tornar vendável e atrair um grande número de compradores, arrecadando o montante necessário para a realização do evento no qual estavam interessados em participar. O desenvolvimento dessa experiência favoreceu a focalização do significado da tarefa e a mobilização de estratégias linguísticas em uma prática situada de produção textual, favorecendo mais proficiência ao escrever textos e a percepção da função social da escrita por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.