POR UMA PRÁTICA SITUADA DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO COLETIVA DE CORDEL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27599 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 395 "inscrito_id" => 1308 "titulo" => "POR UMA PRÁTICA SITUADA DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO COLETIVA DE CORDEL" "resumo" => "Escrever textos não é uma tarefa fácil, e ensiná-la parece, à primeira vista, uma tarefa ainda mais difícil, pois, no contexto escolar, os alunos costumam perceber essa atividade como algo mecânico, apenas para o cumprimento de uma tarefa. Porém, quando a produção textual tem um contexto bem definido, o aluno pode, percebendo o sentido social da escrita, motivar-se a escrever textos com propósitos que ultrapassam a prática escolar. Pensando nisso, este trabalho visa a relatar uma experiência vivenciada em uma sala de aula de 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, referente ao estudo do gênero cordel. A sequência didática teve como foco a produção coletiva de um texto cujo propósito final seria a venda de folhetos para arrecadar verba com vistas à realização de uma festa de concluintes na escola. Esse trabalho teve como aporte teórico o interacionismo sociodiscursivo, adaptando-se a proposta de Dolz, Noverraz e Schnewvly (2004), de modo que os módulos didáticos tiveram como propósito a aprendizagem do gênero e suas peculiaridades e a discussão de uma temática, com foco em uma produção final em conjunto, sob a mediação da professora da turma. No momento de produção coletiva, evidenciou-se uma efetiva reflexão linguística, já que os alunos foram levados a manipular adequadamente os recursos expressivos, organizando o texto de forma coesa e coerente, sem perder de foco a progressão temática e as questões relativas à estrutura do gênero em questão, que requer o domínio de métrica e rimas. Nessa metodologia, a reescrita e a revisão ocorreram concomitantemente à própria produção, e, ao final, os alunos revisaram novamente o texto e realizaram os últimos ajustes, com efetivo interesse em aprimorá-lo, já que queriam que o texto apresentasse qualidade suficiente para se tornar vendável e atrair um grande número de compradores, arrecadando o montante necessário para a realização do evento no qual estavam interessados em participar. O desenvolvimento dessa experiência favoreceu a focalização do significado da tarefa e a mobilização de estratégias linguísticas em uma prática situada de produção textual, favorecendo mais proficiência ao escrever textos e a percepção da função social da escrita por parte dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "ESCRITA, CORDEL, INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1308_15032017204804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENA MEDEIROS LIRA" "autor_nome_curto" => "DAYENA" "autor_email" => "dayenamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "SEE/PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27599 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 395 "inscrito_id" => 1308 "titulo" => "POR UMA PRÁTICA SITUADA DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO COLETIVA DE CORDEL" "resumo" => "Escrever textos não é uma tarefa fácil, e ensiná-la parece, à primeira vista, uma tarefa ainda mais difícil, pois, no contexto escolar, os alunos costumam perceber essa atividade como algo mecânico, apenas para o cumprimento de uma tarefa. Porém, quando a produção textual tem um contexto bem definido, o aluno pode, percebendo o sentido social da escrita, motivar-se a escrever textos com propósitos que ultrapassam a prática escolar. Pensando nisso, este trabalho visa a relatar uma experiência vivenciada em uma sala de aula de 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, referente ao estudo do gênero cordel. A sequência didática teve como foco a produção coletiva de um texto cujo propósito final seria a venda de folhetos para arrecadar verba com vistas à realização de uma festa de concluintes na escola. Esse trabalho teve como aporte teórico o interacionismo sociodiscursivo, adaptando-se a proposta de Dolz, Noverraz e Schnewvly (2004), de modo que os módulos didáticos tiveram como propósito a aprendizagem do gênero e suas peculiaridades e a discussão de uma temática, com foco em uma produção final em conjunto, sob a mediação da professora da turma. No momento de produção coletiva, evidenciou-se uma efetiva reflexão linguística, já que os alunos foram levados a manipular adequadamente os recursos expressivos, organizando o texto de forma coesa e coerente, sem perder de foco a progressão temática e as questões relativas à estrutura do gênero em questão, que requer o domínio de métrica e rimas. Nessa metodologia, a reescrita e a revisão ocorreram concomitantemente à própria produção, e, ao final, os alunos revisaram novamente o texto e realizaram os últimos ajustes, com efetivo interesse em aprimorá-lo, já que queriam que o texto apresentasse qualidade suficiente para se tornar vendável e atrair um grande número de compradores, arrecadando o montante necessário para a realização do evento no qual estavam interessados em participar. O desenvolvimento dessa experiência favoreceu a focalização do significado da tarefa e a mobilização de estratégias linguísticas em uma prática situada de produção textual, favorecendo mais proficiência ao escrever textos e a percepção da função social da escrita por parte dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "ESCRITA, CORDEL, INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1308_15032017204804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENA MEDEIROS LIRA" "autor_nome_curto" => "DAYENA" "autor_email" => "dayenamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "SEE/PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }