Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PROBLEMATIZANDO AS CONCEPÇÕES DE LITERATURA E TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM O GÊNERO EPISTOLAR

Palavra-chaves: GÊNERO EPISTOLAR, CONCEPÇÃO DE LITERATURA, CONCEPÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Neste estudo trabalhamos com a carta como espaço literário alicerçado na vida intelectual, cultural e política de uma época. Segundo Moraes (2009), a carta é por definição uma partilha, que apresenta diversas faces: "é um objeto (que se troca), um ato (que coloca em cena o "eu", o ele e os outros), um texto (que se pode publicar)", desde que se respeitem questões éticas e patrimoniais ligadas à publicação. Pretendemos a partir da leitura deste gênero hibrido discutir uma proposta de estudo acerca da concepção de literatura e de texto literário com os alunos do primeiro período do curso de licenciatura em Letras. Para tanto, foram selecionadas cartas das escritoras Henriqueta Lisboa e Clarice Lispector. Embasamos as discussões nos estudos de Abreu (2006), Moraes (2009), Chartier (2001), Galvão e Gotlib (2000).

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