PRÁTICAS EDUCATIVAS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAR LETRANDO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27605 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 1048 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAR LETRANDO" "resumo" => "A presente pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar as experiências de práticas educativas e do trabalho docente de alfabetização e de letramento para as turmas de Educação de Jovens e Adultos e, através da qual, buscou, por meio de objetivos específicos: refletir sobre as situações de alfabetização e letramento que os/as professores/as realizam no trabalho docente; proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética e os usos cotidianos; refletir acerca do planejamento e de atividades para os/as educandos da Educação de Jovens e Adultos que incluam a alfabetização e o letramento. Tal percepção foi advinda da análise empreendidas junto aos docentes e discentes da Escola de nome fictício “Caminhos e Saberes”, situada à zona rural, do município de Jacaraú - Paraíba. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso, que teve como participantes, três professores/as e nove estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a roda de conversa, uma vez que, os mesmos permitiram resultados mais significativos e passíveis de interpretação. A costura teórica e metodológica entre as vozes de educadores/as e educados/as, feita à luz do que viemos afirmando, que o trabalho docente de alfabetizar letrando atende mais às peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos. Apoiamos nas ideias de estudiosos do campo do letramento, alfabetização e Educação de Jovens e Adultos como: Soares (2003), Kramer (2010), Carbonell (2012), Leal; Albuquerque; Morais (2010), Ferreiro (2001), Freire (2011), Barbosa (1994). Os resultados da pesquisa apontam que ainda encontramos situações desfavoráveis, nas quais práticas educativas e o trabalho docente não contribuem para que os processos de alfabetização e letramento não se efetivem. A Educação de Jovens e Adultos necessita de professores/as com formação inicial e continuada adequadas e que compreenda os seus sujeitos constituintes; os resultados também apontam para que os planejamentos bem como as atividades em sala de aula, privilegiem o que o/a aluno/a já sabe, promovendo o encontro dos saberes desse/a aluno/a e o da escola; o estudo mostrou ainda a necessidade de selecionar, encaminhar materiais e atividades que partam da realidade dos/as alunos/as, que essas sejam úteis em seu dia a dia para as atividades de alfabetização e letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "PRÁTICA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1048_07032017224110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CESAR CAMILO" "autor_nome_curto" => "PAULA C. CAMILO" "autor_email" => "paula.cesarcamilo@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27605 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 1048 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAR LETRANDO" "resumo" => "A presente pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar as experiências de práticas educativas e do trabalho docente de alfabetização e de letramento para as turmas de Educação de Jovens e Adultos e, através da qual, buscou, por meio de objetivos específicos: refletir sobre as situações de alfabetização e letramento que os/as professores/as realizam no trabalho docente; proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética e os usos cotidianos; refletir acerca do planejamento e de atividades para os/as educandos da Educação de Jovens e Adultos que incluam a alfabetização e o letramento. Tal percepção foi advinda da análise empreendidas junto aos docentes e discentes da Escola de nome fictício “Caminhos e Saberes”, situada à zona rural, do município de Jacaraú - Paraíba. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso, que teve como participantes, três professores/as e nove estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a roda de conversa, uma vez que, os mesmos permitiram resultados mais significativos e passíveis de interpretação. A costura teórica e metodológica entre as vozes de educadores/as e educados/as, feita à luz do que viemos afirmando, que o trabalho docente de alfabetizar letrando atende mais às peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos. Apoiamos nas ideias de estudiosos do campo do letramento, alfabetização e Educação de Jovens e Adultos como: Soares (2003), Kramer (2010), Carbonell (2012), Leal; Albuquerque; Morais (2010), Ferreiro (2001), Freire (2011), Barbosa (1994). Os resultados da pesquisa apontam que ainda encontramos situações desfavoráveis, nas quais práticas educativas e o trabalho docente não contribuem para que os processos de alfabetização e letramento não se efetivem. A Educação de Jovens e Adultos necessita de professores/as com formação inicial e continuada adequadas e que compreenda os seus sujeitos constituintes; os resultados também apontam para que os planejamentos bem como as atividades em sala de aula, privilegiem o que o/a aluno/a já sabe, promovendo o encontro dos saberes desse/a aluno/a e o da escola; o estudo mostrou ainda a necessidade de selecionar, encaminhar materiais e atividades que partam da realidade dos/as alunos/as, que essas sejam úteis em seu dia a dia para as atividades de alfabetização e letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "PRÁTICA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1048_07032017224110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CESAR CAMILO" "autor_nome_curto" => "PAULA C. CAMILO" "autor_email" => "paula.cesarcamilo@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }