A presente pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar as experiências de práticas educativas e do trabalho docente de alfabetização e de letramento para as turmas de Educação de Jovens e Adultos e, através da qual, buscou, por meio de objetivos específicos: refletir sobre as situações de alfabetização e letramento que os/as professores/as realizam no trabalho docente; proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética e os usos cotidianos; refletir acerca do planejamento e de atividades para os/as educandos da Educação de Jovens e Adultos que incluam a alfabetização e o letramento. Tal percepção foi advinda da análise empreendidas junto aos docentes e discentes da Escola de nome fictício “Caminhos e Saberes”, situada à zona rural, do município de Jacaraú - Paraíba. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso, que teve como participantes, três professores/as e nove estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a roda de conversa, uma vez que, os mesmos permitiram resultados mais significativos e passíveis de interpretação. A costura teórica e metodológica entre as vozes de educadores/as e educados/as, feita à luz do que viemos afirmando, que o trabalho docente de alfabetizar letrando atende mais às peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos. Apoiamos nas ideias de estudiosos do campo do letramento, alfabetização e Educação de Jovens e Adultos como: Soares (2003), Kramer (2010), Carbonell (2012), Leal; Albuquerque; Morais (2010), Ferreiro (2001), Freire (2011), Barbosa (1994). Os resultados da pesquisa apontam que ainda encontramos situações desfavoráveis, nas quais práticas educativas e o trabalho docente não contribuem para que os processos de alfabetização e letramento não se efetivem. A Educação de Jovens e Adultos necessita de professores/as com formação inicial e continuada adequadas e que compreenda os seus sujeitos constituintes; os resultados também apontam para que os planejamentos bem como as atividades em sala de aula, privilegiem o que o/a aluno/a já sabe, promovendo o encontro dos saberes desse/a aluno/a e o da escola; o estudo mostrou ainda a necessidade de selecionar, encaminhar materiais e atividades que partam da realidade dos/as alunos/as, que essas sejam úteis em seu dia a dia para as atividades de alfabetização e letramento.