A LEITURA DAS IMAGENS NAS NARRATIVAS VISUAIS E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27167 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 1148 "titulo" => "A LEITURA DAS IMAGENS NAS NARRATIVAS VISUAIS E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A formação da proficiência leitora ainda é um dos grandes desafios da educação brasileira. Cada vez mais frequentemente, constata-se que capacidades leitoras básicas e fundamentais não têm caracterizado a prática de leitura dos estudantes, situação que é ainda mais grave quando envolve a interpretação de imagens. Entretanto, a leitura de textos visuais pode e deve ser fomentada desde muito cedo, fundamentada na abordagem dos livros literários infantis ilustrados, nos quais a linguagem visual é muito presente, ocupando lugar de destaque. No universo literário dirigido às crianças, há, em número cada vez mais expressivo, obras cujo conteúdo é expresso somente através de imagens, prescindindo-se das palavras. Tais obras, denominadas de narrativas por imagens, por essa peculiaridade, demandam uma competente leitura do texto visual, sob pena de não ocorrer a construção de sentidos pelo leitor. Hoje, elas compõem uma fatia significativa da produção literária infantil no mercado editorial brasileiro, no entanto, ainda se constata a pouca recorrência e/ou a inadequação de sua leitura nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Considerando que a atribuição de sentidos ao texto imagético numa narrativa, especialmente quando ela é exclusivamente visual, vai depender das relações e identificações que o leitor for capaz de efetuar, construindo, por meio da percepção e da imaginação, os sentidos facultados pelo texto de imagens, e que essa capacidade precisa ser formada nele como decorrência da intervenção de um leitor-mediador mais experiente, com fundamento nos estudos de Salisbury e Styles (2013), Castanha (2008), Lima (2009), Ramos (2011), Van der Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Paiva e Ramos (2016), entre outros, o trabalho objetiva principalmente, a partir de exemplos de diferentes narrativas por imagens, refletir sobre a relevância de sua leitura nos anos escolares iniciais, contemplando a caracterização do gênero, a relevância da leitura competente do texto visual que o constitui e as possibilidades que, por meio do artístico, estético e lúdico, ele abre à formação da competência leitora das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS" "palavra_chave" => "NARRATIVAS VISUAIS, IMAGENS, LEITURA, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID1148_14032017083303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA CORDEIRO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA" "autor_email" => "fabiolacordeiro@uol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27167 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 1148 "titulo" => "A LEITURA DAS IMAGENS NAS NARRATIVAS VISUAIS E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A formação da proficiência leitora ainda é um dos grandes desafios da educação brasileira. Cada vez mais frequentemente, constata-se que capacidades leitoras básicas e fundamentais não têm caracterizado a prática de leitura dos estudantes, situação que é ainda mais grave quando envolve a interpretação de imagens. Entretanto, a leitura de textos visuais pode e deve ser fomentada desde muito cedo, fundamentada na abordagem dos livros literários infantis ilustrados, nos quais a linguagem visual é muito presente, ocupando lugar de destaque. No universo literário dirigido às crianças, há, em número cada vez mais expressivo, obras cujo conteúdo é expresso somente através de imagens, prescindindo-se das palavras. Tais obras, denominadas de narrativas por imagens, por essa peculiaridade, demandam uma competente leitura do texto visual, sob pena de não ocorrer a construção de sentidos pelo leitor. Hoje, elas compõem uma fatia significativa da produção literária infantil no mercado editorial brasileiro, no entanto, ainda se constata a pouca recorrência e/ou a inadequação de sua leitura nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Considerando que a atribuição de sentidos ao texto imagético numa narrativa, especialmente quando ela é exclusivamente visual, vai depender das relações e identificações que o leitor for capaz de efetuar, construindo, por meio da percepção e da imaginação, os sentidos facultados pelo texto de imagens, e que essa capacidade precisa ser formada nele como decorrência da intervenção de um leitor-mediador mais experiente, com fundamento nos estudos de Salisbury e Styles (2013), Castanha (2008), Lima (2009), Ramos (2011), Van der Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Paiva e Ramos (2016), entre outros, o trabalho objetiva principalmente, a partir de exemplos de diferentes narrativas por imagens, refletir sobre a relevância de sua leitura nos anos escolares iniciais, contemplando a caracterização do gênero, a relevância da leitura competente do texto visual que o constitui e as possibilidades que, por meio do artístico, estético e lúdico, ele abre à formação da competência leitora das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS" "palavra_chave" => "NARRATIVAS VISUAIS, IMAGENS, LEITURA, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID1148_14032017083303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA CORDEIRO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA" "autor_email" => "fabiolacordeiro@uol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }