A formação da proficiência leitora ainda é um dos grandes desafios da educação brasileira. Cada vez mais frequentemente, constata-se que capacidades leitoras básicas e fundamentais não têm caracterizado a prática de leitura dos estudantes, situação que é ainda mais grave quando envolve a interpretação de imagens. Entretanto, a leitura de textos visuais pode e deve ser fomentada desde muito cedo, fundamentada na abordagem dos livros literários infantis ilustrados, nos quais a linguagem visual é muito presente, ocupando lugar de destaque. No universo literário dirigido às crianças, há, em número cada vez mais expressivo, obras cujo conteúdo é expresso somente através de imagens, prescindindo-se das palavras. Tais obras, denominadas de narrativas por imagens, por essa peculiaridade, demandam uma competente leitura do texto visual, sob pena de não ocorrer a construção de sentidos pelo leitor. Hoje, elas compõem uma fatia significativa da produção literária infantil no mercado editorial brasileiro, no entanto, ainda se constata a pouca recorrência e/ou a inadequação de sua leitura nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Considerando que a atribuição de sentidos ao texto imagético numa narrativa, especialmente quando ela é exclusivamente visual, vai depender das relações e identificações que o leitor for capaz de efetuar, construindo, por meio da percepção e da imaginação, os sentidos facultados pelo texto de imagens, e que essa capacidade precisa ser formada nele como decorrência da intervenção de um leitor-mediador mais experiente, com fundamento nos estudos de Salisbury e Styles (2013), Castanha (2008), Lima (2009), Ramos (2011), Van der Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Paiva e Ramos (2016), entre outros, o trabalho objetiva principalmente, a partir de exemplos de diferentes narrativas por imagens, refletir sobre a relevância de sua leitura nos anos escolares iniciais, contemplando a caracterização do gênero, a relevância da leitura competente do texto visual que o constitui e as possibilidades que, por meio do artístico, estético e lúdico, ele abre à formação da competência leitora das crianças.