A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNERO TEXTUAIS DIVERSOS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27196 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1349 "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNERO TEXTUAIS DIVERSOS" "resumo" => """ A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.\r\n \r\n Irailde Dias de Melo\r\n UniGrendal\r\n iraildedias2009@hotmail.com\r\n \r\n Orientadora:Kátia Farias Antero\r\n UniGrendal/ IESM/ Faculdade Maurício de Nassau\r\n professorakatiaantero@hotmail.com\r\n \r\n \r\n \r\n Resumo: Sabemos que um dos principais objetivos da escola hoje é formar cidadãos capazes de ler e interpretar e produzir bons textos, para isso é necessário que a instituição, ofereça oportunidades para que os educandos interajam com bons textos que possam despertar nos mesmos o gosto pela leitura, já que os livros didáticos não mostram a realidade do nosso aluno. Assim a questão problema que nos instigou a investigar sobre o assunto refere-se a saber de que maneira o professor pode desenvolver suas aulas utilizando diversos gêneros textuais de maneira que estimule o aluno a ler e escrever significativamente? Para tanto, o presente artigo é fruto do trabalho desenvolvido na sala de aula,por uma professora junto com os alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Geraldo Luíz de Araújo. Situada em Areial no Agreste Paraibano, ministrado nas aulas de História. Nosso objetivo foi verificar como os gêneros textuais são utilizados para a melhora da leitura e da escrita dos alunos, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. É necessário que nós, como educadores, ter a consciência que devemos criar espaços nas instituições escolares para pactos de leituras e escrita. Isso se dá a importância, a saber, que cada texto estabelece um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está veiculado a essa relação dos gêneros textuais. É nesta perspectiva de melhorar cada vez mais a leitura e a escrita de nossos alunos que usamos como instrumentos didáticos os gêneros textuais, que circulam na sociedade, discutindo os conceitos de leitura e escrita, que os textos apresentam, de acordo com seus objetivos, numa multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, denominado o jogo do prazer da leitura entre o leitor e o texto. Como metodologia utilizamos observar as ações da professora em campo e analisar o que os referenciais teóricos nos trazem como subsídio sobre esse assunto. Ao término da pesquisa, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo quanto à leitura e escrito através dos gêneros textuais.\r\n \r\n \r\n Palavras-chave: leitura, escrita, gêneros textuais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1349_20032017200314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAILDE DIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "IRAILDE DIAS" "autor_email" => "iraildedias2009@hotmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GERALDO LUÍZ DE ARAÚJO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27196 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1349 "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNERO TEXTUAIS DIVERSOS" "resumo" => """ A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.\r\n \r\n Irailde Dias de Melo\r\n UniGrendal\r\n iraildedias2009@hotmail.com\r\n \r\n Orientadora:Kátia Farias Antero\r\n UniGrendal/ IESM/ Faculdade Maurício de Nassau\r\n professorakatiaantero@hotmail.com\r\n \r\n \r\n \r\n Resumo: Sabemos que um dos principais objetivos da escola hoje é formar cidadãos capazes de ler e interpretar e produzir bons textos, para isso é necessário que a instituição, ofereça oportunidades para que os educandos interajam com bons textos que possam despertar nos mesmos o gosto pela leitura, já que os livros didáticos não mostram a realidade do nosso aluno. Assim a questão problema que nos instigou a investigar sobre o assunto refere-se a saber de que maneira o professor pode desenvolver suas aulas utilizando diversos gêneros textuais de maneira que estimule o aluno a ler e escrever significativamente? Para tanto, o presente artigo é fruto do trabalho desenvolvido na sala de aula,por uma professora junto com os alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Geraldo Luíz de Araújo. Situada em Areial no Agreste Paraibano, ministrado nas aulas de História. Nosso objetivo foi verificar como os gêneros textuais são utilizados para a melhora da leitura e da escrita dos alunos, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. É necessário que nós, como educadores, ter a consciência que devemos criar espaços nas instituições escolares para pactos de leituras e escrita. Isso se dá a importância, a saber, que cada texto estabelece um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está veiculado a essa relação dos gêneros textuais. É nesta perspectiva de melhorar cada vez mais a leitura e a escrita de nossos alunos que usamos como instrumentos didáticos os gêneros textuais, que circulam na sociedade, discutindo os conceitos de leitura e escrita, que os textos apresentam, de acordo com seus objetivos, numa multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, denominado o jogo do prazer da leitura entre o leitor e o texto. Como metodologia utilizamos observar as ações da professora em campo e analisar o que os referenciais teóricos nos trazem como subsídio sobre esse assunto. Ao término da pesquisa, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo quanto à leitura e escrito através dos gêneros textuais.\r\n \r\n \r\n Palavras-chave: leitura, escrita, gêneros textuais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1349_20032017200314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAILDE DIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "IRAILDE DIAS" "autor_email" => "iraildedias2009@hotmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GERALDO LUÍZ DE ARAÚJO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }