Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNERO TEXTUAIS DIVERSOS

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27196
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 476
    "inscrito_id" => 1349
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA:  AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E  ESCRITA DE GÊNERO TEXTUAIS DIVERSOS"
    "resumo" => """
      A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.\r\n
      \r\n
       Irailde Dias de Melo\r\n
       UniGrendal\r\n
       iraildedias2009@hotmail.com\r\n
      \r\n
      Orientadora:Kátia Farias Antero\r\n
      UniGrendal/ IESM/ Faculdade Maurício de Nassau\r\n
      professorakatiaantero@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      Resumo: Sabemos que um dos principais objetivos da escola hoje é formar cidadãos capazes de ler e interpretar e produzir bons textos, para isso é necessário que a instituição, ofereça oportunidades para que os educandos interajam com bons textos que possam despertar nos mesmos o gosto pela leitura, já que os livros didáticos não mostram a realidade do nosso aluno. Assim a questão problema que nos instigou a investigar sobre o assunto refere-se a saber de que maneira o professor pode desenvolver suas aulas utilizando diversos gêneros textuais de maneira que estimule o aluno a ler e escrever significativamente? Para tanto, o presente artigo é fruto do trabalho desenvolvido na sala de aula,por uma professora junto com os alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Geraldo Luíz de Araújo. Situada em Areial no Agreste Paraibano, ministrado nas aulas de História. Nosso objetivo foi verificar como os gêneros textuais são utilizados para a melhora da leitura e da escrita dos alunos, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem.  É necessário que nós, como educadores, ter a consciência que devemos criar espaços nas instituições escolares para pactos de leituras e escrita. Isso se dá a importância, a saber, que cada texto estabelece um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está veiculado a essa relação dos gêneros textuais. É nesta perspectiva de melhorar cada vez mais a leitura e a escrita de nossos alunos que usamos como instrumentos didáticos os gêneros textuais, que circulam na sociedade, discutindo os conceitos de leitura e escrita, que os textos apresentam, de acordo com seus objetivos, numa multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, denominado o jogo do prazer da leitura entre o leitor e o texto. Como metodologia utilizamos observar as ações da professora em campo e analisar o que os referenciais teóricos nos trazem como subsídio sobre esse assunto. Ao término da pesquisa, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo quanto à leitura e escrito através dos gêneros textuais.\r\n
      \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: leitura, escrita, gêneros textuais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1349_20032017200314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRAILDE DIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IRAILDE DIAS"
    "autor_email" => "iraildedias2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GERALDO LUÍZ DE ARAÚJO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27196
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 476
    "inscrito_id" => 1349
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA:  AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E  ESCRITA DE GÊNERO TEXTUAIS DIVERSOS"
    "resumo" => """
      A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.\r\n
      \r\n
       Irailde Dias de Melo\r\n
       UniGrendal\r\n
       iraildedias2009@hotmail.com\r\n
      \r\n
      Orientadora:Kátia Farias Antero\r\n
      UniGrendal/ IESM/ Faculdade Maurício de Nassau\r\n
      professorakatiaantero@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      Resumo: Sabemos que um dos principais objetivos da escola hoje é formar cidadãos capazes de ler e interpretar e produzir bons textos, para isso é necessário que a instituição, ofereça oportunidades para que os educandos interajam com bons textos que possam despertar nos mesmos o gosto pela leitura, já que os livros didáticos não mostram a realidade do nosso aluno. Assim a questão problema que nos instigou a investigar sobre o assunto refere-se a saber de que maneira o professor pode desenvolver suas aulas utilizando diversos gêneros textuais de maneira que estimule o aluno a ler e escrever significativamente? Para tanto, o presente artigo é fruto do trabalho desenvolvido na sala de aula,por uma professora junto com os alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Geraldo Luíz de Araújo. Situada em Areial no Agreste Paraibano, ministrado nas aulas de História. Nosso objetivo foi verificar como os gêneros textuais são utilizados para a melhora da leitura e da escrita dos alunos, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem.  É necessário que nós, como educadores, ter a consciência que devemos criar espaços nas instituições escolares para pactos de leituras e escrita. Isso se dá a importância, a saber, que cada texto estabelece um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está veiculado a essa relação dos gêneros textuais. É nesta perspectiva de melhorar cada vez mais a leitura e a escrita de nossos alunos que usamos como instrumentos didáticos os gêneros textuais, que circulam na sociedade, discutindo os conceitos de leitura e escrita, que os textos apresentam, de acordo com seus objetivos, numa multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, denominado o jogo do prazer da leitura entre o leitor e o texto. Como metodologia utilizamos observar as ações da professora em campo e analisar o que os referenciais teóricos nos trazem como subsídio sobre esse assunto. Ao término da pesquisa, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo quanto à leitura e escrito através dos gêneros textuais.\r\n
      \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: leitura, escrita, gêneros textuais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1349_20032017200314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRAILDE DIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IRAILDE DIAS"
    "autor_email" => "iraildedias2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GERALDO LUÍZ DE ARAÚJO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS. Irailde Dias de Melo UniGrendal iraildedias2009@hotmail.com Orientadora:Kátia Farias Antero UniGrendal/ IESM/ Faculdade Maurício de Nassau professorakatiaantero@hotmail.com Resumo: Sabemos que um dos principais objetivos da escola hoje é formar cidadãos capazes de ler e interpretar e produzir bons textos, para isso é necessário que a instituição, ofereça oportunidades para que os educandos interajam com bons textos que possam despertar nos mesmos o gosto pela leitura, já que os livros didáticos não mostram a realidade do nosso aluno. Assim a questão problema que nos instigou a investigar sobre o assunto refere-se a saber de que maneira o professor pode desenvolver suas aulas utilizando diversos gêneros textuais de maneira que estimule o aluno a ler e escrever significativamente? Para tanto, o presente artigo é fruto do trabalho desenvolvido na sala de aula,por uma professora junto com os alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Geraldo Luíz de Araújo. Situada em Areial no Agreste Paraibano, ministrado nas aulas de História. Nosso objetivo foi verificar como os gêneros textuais são utilizados para a melhora da leitura e da escrita dos alunos, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. É necessário que nós, como educadores, ter a consciência que devemos criar espaços nas instituições escolares para pactos de leituras e escrita. Isso se dá a importância, a saber, que cada texto estabelece um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está veiculado a essa relação dos gêneros textuais. É nesta perspectiva de melhorar cada vez mais a leitura e a escrita de nossos alunos que usamos como instrumentos didáticos os gêneros textuais, que circulam na sociedade, discutindo os conceitos de leitura e escrita, que os textos apresentam, de acordo com seus objetivos, numa multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, denominado o jogo do prazer da leitura entre o leitor e o texto. Como metodologia utilizamos observar as ações da professora em campo e analisar o que os referenciais teóricos nos trazem como subsídio sobre esse assunto. Ao término da pesquisa, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo quanto à leitura e escrito através dos gêneros textuais. Palavras-chave: leitura, escrita, gêneros textuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.