O presente estudo tem como objetivo investigar a constituição das identidades de gênero em anúncios publicitários de cosméticos, com ênfase no conceito de ideologia. Para isso, partimos do pressuposto defendido por Bhatia (1993) que apresenta o anúncio como um gênero textual pertencente à colônia dos gêneros promocionais, marcado pelos propósitos comunicativos do enunciador e, ainda, dos trabalhos de Thompson (1995) cerca da ideologia como característica criativa e constitutiva da vida social que é sustentada e reproduzida, contestada e transformada, através de ações e interações que incluem a troca contínua de formas simbólicas. Neste sentido, defendemos que o gênero discursivo anúncio publicitário apresenta características que ultrapassam a linguagem verbal e abrangem uma mistura de diversas modalidades semióticas que incluem o escrito, o oral e o visual, revelando na composição do gênero ideologias naturalizadas pela sociedade pós-moderna. É importante destacar que para nossa investigação, utilizamos o método qualitativo para a análise dos artefatos publicitários, em virtude do olhar interpretativo que norteia a questão das identidades femininas na sociedade brasileira contemporânea. Em nosso percurso metodológico, três questões norteiam nosso olhar para esta pesquisa: como os textos dos anúncios publicitários de cosméticos se apresentam na cultura consumista das mulheres na sociedade atual? Como os textos dos anúncios publicitários de cosméticos contribuem para a representação das identidades femininas? Como os meios de comunicação de massa reproduzem ideologias através dos aspectos verbais e semióticos dos anúncios publicitários de cosméticos? O resultado do estudo ressalta que o gênero discursivo publicitário apresenta ideologias que são assumidas pelas leitoras destes textos, alimentando tendências da sociedade pós-moderna que se refletem, também, na constituição das identidades femininas. Estas tendências revelam diferentes identidades femininas multifacetadas diante da sociedade atual.