RESUMO
Nesta pesquisa investigamos o processo de referenciação enquanto atividade textual e discursiva relacionada à argumentação e à intencionalidade comunicativa, em textos dissertativo-argumentativos de uma turma de alunos de 9° ano de uma Escola Municipal de Pocinhos- PB. Enquanto professor da turma e em função de dificuldades observadas no tocante à escrita de textos dessa natureza por parte dos alunos, estabelecemos como objetivo para esse trabalho o de promover a melhoria do processo de produção da dissertação, no tocante à elaboração de uma proposta de ensino-aprendizagem do uso adequado dos elementos de referenciação que leve os alunos a se tornarem produtores textuais competentes em se tratando do gênero dissertação escolar. Desse modo, nossa pesquisa está fundamentada, principalmente, nas contribuições da linguística textual e dos estudos sobre gênero textual, visto que partimos da materialidade linguística para avaliarmos o modo como os elementos linguísticos são interligados para a promoção de sentido, e situamos a dissertação como gênero textual resultante das práticas sócio-discursivas e interacionais da linguagem. Para isso, coletamos um corpus composto por 32 textos produzidos pelos alunos do 9º ano, após um trabalho de escrita e reescrita textual seguindo um roteiro de sequência didática com base em Schneuwly & Dolz (2004), tomando como princípio para o trabalho de produção textual o fato de que o uso adequado dos elementos de referenciação proporciona o desenvolvimento da argumentação e progressão textual consistentes. A análise qualitativa dos dados foi realizada a partir da comparação entre o momento inicial e final da produção textual. Após sua conclusão, podemos afirmar que um ensino sistematizado de escrita a partir da sequência didática possibilita a melhoria da produção de textos argumentativos da ordem da dissertação, superando os limites engessados desse gênero e posicionando-o para além dos muros da escola.
Palavras-chave: Argumentação, referenciação, dissertação escolar.