Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Palavra-chaves: GÊNEROS DISCURSIVOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27570
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 1155
    "titulo" => "OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA"
    "resumo" => "Abordar, na sala de aula, os gêneros discursivos como objetos de ensino-aprendizagem, deve ser uma preferência e uma decisão didática a ser tomada por cada docente comprometido com a formação integral de seu aluno, enquanto cidadão participativo em uma sociedade ativa e dinâmica, baseada na utilização da linguagem em todas as práticas cotidianas. Pensar e organizar o currículo escolar englobando o estudo e a reflexão a respeito da produção textual, precisa ser considerado algo de extrema importância e que deve ser analisado pelo corpo docente da escola. Sendo assim, este estudo tem como objetivo conhecer e refletir sobre as concepções de texto, enunciado e gêneros discursivos, conforme a teoria sóciointeracionista de Mikhail Bakhtin e discutir criticamente a respeito da inserção, dos gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem, bem como, da presença destes no currículo escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, através de consulta a obras de autores que tratam da temática da pesquisa de mestrado da autora, tais como, Antunes (2003), Bakhtin (2011), Brasil (1997), Marcuschi (2011), Marcuschi (2008), Leite e Barbosa (2014), Schnewly e Dolz (2011). Para tanto, estruturamos o corpo textual iniciando pela apresentação das concepções de enunciado, gêneros do discurso e texto como enunciado, na perspectiva bakhtiniana; em seguida, trazemos uma discussão a respeito dos gêneros do discurso e o processo de ensino-aprendizagem; após, falamos um pouco sobre a apropriação dos gêneros discursivos na sala de aula, por meio da produção textual e, mais adiante, discorremos sobre os gêneros do discurso e a sua presença no currículo escolar. Por meio das pesquisas realizadas nas obras científicas aqui citadas, concluímos que mudanças vêm ocorrendo no decorrer dos anos, impulsionadas pelas novas concepções e visões expostas na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e abandonando, aos poucos, a ideia de texto isolado, descontextualizado e abrigo apenas de aspectos linguísticos a serem estudados. Esta fase de mudanças ainda está ocorrendo e vem desenvolvendo-se de forma a causar o estímulo na produção de trabalhos científicos e obras dispostas a colaborar com a concepção sociointeracionista de gênero discursivo que compreende tais textos como partícipes e local das relações sociais baseadas na escrita ou na oralidade. Sendo assim, percebemos que se está em busca de uma escola que considere o indivíduo em todos os seus aspectos e peculiaridades, formando-o de forma integral para uma efetiva e eficaz participação e comunicação em sociedade. Assim, o ensinar e o aprender em Língua Portuguesa, necessitam estar organizados a partir da unidade básica de ensino que é o texto e partindo dele trataremos também dos aspectos linguísticos, sempre contextualizados à situação comunicativa em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1155_15032017163000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DÂMARES SALDANH"
    "autor_email" => "damares_saldanha@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27570
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 1155
    "titulo" => "OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA"
    "resumo" => "Abordar, na sala de aula, os gêneros discursivos como objetos de ensino-aprendizagem, deve ser uma preferência e uma decisão didática a ser tomada por cada docente comprometido com a formação integral de seu aluno, enquanto cidadão participativo em uma sociedade ativa e dinâmica, baseada na utilização da linguagem em todas as práticas cotidianas. Pensar e organizar o currículo escolar englobando o estudo e a reflexão a respeito da produção textual, precisa ser considerado algo de extrema importância e que deve ser analisado pelo corpo docente da escola. Sendo assim, este estudo tem como objetivo conhecer e refletir sobre as concepções de texto, enunciado e gêneros discursivos, conforme a teoria sóciointeracionista de Mikhail Bakhtin e discutir criticamente a respeito da inserção, dos gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem, bem como, da presença destes no currículo escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, através de consulta a obras de autores que tratam da temática da pesquisa de mestrado da autora, tais como, Antunes (2003), Bakhtin (2011), Brasil (1997), Marcuschi (2011), Marcuschi (2008), Leite e Barbosa (2014), Schnewly e Dolz (2011). Para tanto, estruturamos o corpo textual iniciando pela apresentação das concepções de enunciado, gêneros do discurso e texto como enunciado, na perspectiva bakhtiniana; em seguida, trazemos uma discussão a respeito dos gêneros do discurso e o processo de ensino-aprendizagem; após, falamos um pouco sobre a apropriação dos gêneros discursivos na sala de aula, por meio da produção textual e, mais adiante, discorremos sobre os gêneros do discurso e a sua presença no currículo escolar. Por meio das pesquisas realizadas nas obras científicas aqui citadas, concluímos que mudanças vêm ocorrendo no decorrer dos anos, impulsionadas pelas novas concepções e visões expostas na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e abandonando, aos poucos, a ideia de texto isolado, descontextualizado e abrigo apenas de aspectos linguísticos a serem estudados. Esta fase de mudanças ainda está ocorrendo e vem desenvolvendo-se de forma a causar o estímulo na produção de trabalhos científicos e obras dispostas a colaborar com a concepção sociointeracionista de gênero discursivo que compreende tais textos como partícipes e local das relações sociais baseadas na escrita ou na oralidade. Sendo assim, percebemos que se está em busca de uma escola que considere o indivíduo em todos os seus aspectos e peculiaridades, formando-o de forma integral para uma efetiva e eficaz participação e comunicação em sociedade. Assim, o ensinar e o aprender em Língua Portuguesa, necessitam estar organizados a partir da unidade básica de ensino que é o texto e partindo dele trataremos também dos aspectos linguísticos, sempre contextualizados à situação comunicativa em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1155_15032017163000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DÂMARES SALDANH"
    "autor_email" => "damares_saldanha@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Abordar, na sala de aula, os gêneros discursivos como objetos de ensino-aprendizagem, deve ser uma preferência e uma decisão didática a ser tomada por cada docente comprometido com a formação integral de seu aluno, enquanto cidadão participativo em uma sociedade ativa e dinâmica, baseada na utilização da linguagem em todas as práticas cotidianas. Pensar e organizar o currículo escolar englobando o estudo e a reflexão a respeito da produção textual, precisa ser considerado algo de extrema importância e que deve ser analisado pelo corpo docente da escola. Sendo assim, este estudo tem como objetivo conhecer e refletir sobre as concepções de texto, enunciado e gêneros discursivos, conforme a teoria sóciointeracionista de Mikhail Bakhtin e discutir criticamente a respeito da inserção, dos gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem, bem como, da presença destes no currículo escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, através de consulta a obras de autores que tratam da temática da pesquisa de mestrado da autora, tais como, Antunes (2003), Bakhtin (2011), Brasil (1997), Marcuschi (2011), Marcuschi (2008), Leite e Barbosa (2014), Schnewly e Dolz (2011). Para tanto, estruturamos o corpo textual iniciando pela apresentação das concepções de enunciado, gêneros do discurso e texto como enunciado, na perspectiva bakhtiniana; em seguida, trazemos uma discussão a respeito dos gêneros do discurso e o processo de ensino-aprendizagem; após, falamos um pouco sobre a apropriação dos gêneros discursivos na sala de aula, por meio da produção textual e, mais adiante, discorremos sobre os gêneros do discurso e a sua presença no currículo escolar. Por meio das pesquisas realizadas nas obras científicas aqui citadas, concluímos que mudanças vêm ocorrendo no decorrer dos anos, impulsionadas pelas novas concepções e visões expostas na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e abandonando, aos poucos, a ideia de texto isolado, descontextualizado e abrigo apenas de aspectos linguísticos a serem estudados. Esta fase de mudanças ainda está ocorrendo e vem desenvolvendo-se de forma a causar o estímulo na produção de trabalhos científicos e obras dispostas a colaborar com a concepção sociointeracionista de gênero discursivo que compreende tais textos como partícipes e local das relações sociais baseadas na escrita ou na oralidade. Sendo assim, percebemos que se está em busca de uma escola que considere o indivíduo em todos os seus aspectos e peculiaridades, formando-o de forma integral para uma efetiva e eficaz participação e comunicação em sociedade. Assim, o ensinar e o aprender em Língua Portuguesa, necessitam estar organizados a partir da unidade básica de ensino que é o texto e partindo dele trataremos também dos aspectos linguísticos, sempre contextualizados à situação comunicativa em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.