Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN – TUTORES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, CURSO DE PEDAGOGIA, TUTORIA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27525
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 1213
    "titulo" => "O OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN – TUTORES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL"
    "resumo" => "Com o intuito de ampliar as discussões acerca da tutoria dos cursos à distância, serão abordados aspectos inerentes ao papel desempenhado pelo tutor presencial e à distância, sob o ponto de vista dos graduandos do curso de pedagogia dessas duas modalidades. Esse tema de pesquisa se justifica, entre outros aspectos, pelas discussões atuais em relação a permanência e atribuições do tutor no âmbito da Educação à distância (EAD). O despertar para essa vertente da pesquisa – saber a visão dos alunos sobre o tutor presencial e a distância –  surgiu de um estudo mais amplo no projeto de pesquisa, realizado no decorrer da graduação, intitulado “Dos saberes e fazeres da tutoria” (PAIVA, 2012). Neste sentido, o artigo objetiva identificar o papel assumido pela tutoria presencial e a distância do curso de pedagogia à distância da UFRN, destacando o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos, bem como a contribuição e importância desses atores na formação inicial do discente. A metodologia utilizada consiste na perspectiva qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online com todos os alunos do curso de pedagogia, nas duas modalidades oferecidas, com perguntas objetivas e subjetivas. A presente pesquisa encontra-se em andamento, portanto ainda não foi possível constatar dados, tendo em vista que ainda está em processo de aplicação do questionário. Contudo, pode-se verificar, a partir de estudos bibliográficos, a relevância dos tutores presenciais na constituição do elo entre o aluno e a instituição. Resta-nos adentrar nas especificidades concernentes a tutoria a distância, no dizer/falar discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, CURSO DE PEDAGOGIA, TUTORIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1213_15032017120732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYANE LOPES MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "THAYANE MIRANDA"
    "autor_email" => "thayanemiranda28@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27525
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 1213
    "titulo" => "O OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN – TUTORES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL"
    "resumo" => "Com o intuito de ampliar as discussões acerca da tutoria dos cursos à distância, serão abordados aspectos inerentes ao papel desempenhado pelo tutor presencial e à distância, sob o ponto de vista dos graduandos do curso de pedagogia dessas duas modalidades. Esse tema de pesquisa se justifica, entre outros aspectos, pelas discussões atuais em relação a permanência e atribuições do tutor no âmbito da Educação à distância (EAD). O despertar para essa vertente da pesquisa – saber a visão dos alunos sobre o tutor presencial e a distância –  surgiu de um estudo mais amplo no projeto de pesquisa, realizado no decorrer da graduação, intitulado “Dos saberes e fazeres da tutoria” (PAIVA, 2012). Neste sentido, o artigo objetiva identificar o papel assumido pela tutoria presencial e a distância do curso de pedagogia à distância da UFRN, destacando o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos, bem como a contribuição e importância desses atores na formação inicial do discente. A metodologia utilizada consiste na perspectiva qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online com todos os alunos do curso de pedagogia, nas duas modalidades oferecidas, com perguntas objetivas e subjetivas. A presente pesquisa encontra-se em andamento, portanto ainda não foi possível constatar dados, tendo em vista que ainda está em processo de aplicação do questionário. Contudo, pode-se verificar, a partir de estudos bibliográficos, a relevância dos tutores presenciais na constituição do elo entre o aluno e a instituição. Resta-nos adentrar nas especificidades concernentes a tutoria a distância, no dizer/falar discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, CURSO DE PEDAGOGIA, TUTORIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1213_15032017120732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYANE LOPES MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "THAYANE MIRANDA"
    "autor_email" => "thayanemiranda28@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Com o intuito de ampliar as discussões acerca da tutoria dos cursos à distância, serão abordados aspectos inerentes ao papel desempenhado pelo tutor presencial e à distância, sob o ponto de vista dos graduandos do curso de pedagogia dessas duas modalidades. Esse tema de pesquisa se justifica, entre outros aspectos, pelas discussões atuais em relação a permanência e atribuições do tutor no âmbito da Educação à distância (EAD). O despertar para essa vertente da pesquisa – saber a visão dos alunos sobre o tutor presencial e a distância – surgiu de um estudo mais amplo no projeto de pesquisa, realizado no decorrer da graduação, intitulado “Dos saberes e fazeres da tutoria” (PAIVA, 2012). Neste sentido, o artigo objetiva identificar o papel assumido pela tutoria presencial e a distância do curso de pedagogia à distância da UFRN, destacando o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos, bem como a contribuição e importância desses atores na formação inicial do discente. A metodologia utilizada consiste na perspectiva qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online com todos os alunos do curso de pedagogia, nas duas modalidades oferecidas, com perguntas objetivas e subjetivas. A presente pesquisa encontra-se em andamento, portanto ainda não foi possível constatar dados, tendo em vista que ainda está em processo de aplicação do questionário. Contudo, pode-se verificar, a partir de estudos bibliográficos, a relevância dos tutores presenciais na constituição do elo entre o aluno e a instituição. Resta-nos adentrar nas especificidades concernentes a tutoria a distância, no dizer/falar discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.