Com o intuito de ampliar as discussões acerca da tutoria dos cursos à distância, serão abordados aspectos inerentes ao papel desempenhado pelo tutor presencial e à distância, sob o ponto de vista dos graduandos do curso de pedagogia dessas duas modalidades. Esse tema de pesquisa se justifica, entre outros aspectos, pelas discussões atuais em relação a permanência e atribuições do tutor no âmbito da Educação à distância (EAD). O despertar para essa vertente da pesquisa – saber a visão dos alunos sobre o tutor presencial e a distância – surgiu de um estudo mais amplo no projeto de pesquisa, realizado no decorrer da graduação, intitulado “Dos saberes e fazeres da tutoria” (PAIVA, 2012). Neste sentido, o artigo objetiva identificar o papel assumido pela tutoria presencial e a distância do curso de pedagogia à distância da UFRN, destacando o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos, bem como a contribuição e importância desses atores na formação inicial do discente. A metodologia utilizada consiste na perspectiva qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online com todos os alunos do curso de pedagogia, nas duas modalidades oferecidas, com perguntas objetivas e subjetivas. A presente pesquisa encontra-se em andamento, portanto ainda não foi possível constatar dados, tendo em vista que ainda está em processo de aplicação do questionário. Contudo, pode-se verificar, a partir de estudos bibliográficos, a relevância dos tutores presenciais na constituição do elo entre o aluno e a instituição. Resta-nos adentrar nas especificidades concernentes a tutoria a distância, no dizer/falar discente.