Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

AS AULAS DE LEITURA COMO FACILITADORAS DA PRODUÇÃO NARRATIVA

Palavra-chaves: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVAS Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27248
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "AS AULAS DE LEITURA COMO FACILITADORAS DA PRODUÇÃO NARRATIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em um curso de língua portuguesa para crianças. A instituição atende crianças entre 7 e 11 anos e disponibiliza duas disciplinas: gramática e leitura. O problema deste trabalho se deu com o intuito de contribuir com a superação de dificuldades que verificamos nas crianças, como a deficiência na compreensão, reflexão, interpretação e o principal foco do trabalho que é a produção textual, esses problemas também foram apontados pelos pais, devido aos baixos índices nas avaliações escolares dos alunos. Por isso, partimos de dois pressupostos, as crianças não estavam escrevendo bem e como o contato com a leitura de narrativas poderia melhorar a escrita. O objetivo deste artigo é mostrar que o estímulo, através das aulas de leitura, gera prazer do ato de ler e com isso o indivíduo desenvolve habilidades, como a criatividade, criticidade, ampliação do léxico, ortografia e outras mais. Escolhemos a produção narrativa como corpus do trabalho, devido à amplitude que esse gênero literário agrega. Os alunos poderiam narrar um fato real ou fictício e ficariam mais livres para exporem suas ideias e formarem seus enredos como quisessem. Para a fundamentação, utilizamos alguns artigos de Marcuschi (2005), Lerner (2002), Kleiman (2002), Brandão (1997), Ferreiro (1999) entre outros, pois são autores que se preocupam com o incentivo à leitura, e com a formação dos alunos como seres pensantes, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria através de seus argumentos e o mais difícil, conseguir expor seus argumentos na escrita. Diante desses fatos, realizamos essa pesquisa para mostrar a importância da leitura dos gêneros literários em sala de aula, para a boa execução da escrita. Obtivemos nos resultados produções textuais em que verificamos a criatividade, coesão, coerência, ótimo vocabulário e um bom desempenho textual dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1439_18032017213803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍS CAVALCANTI DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍS CAVALCANTI"
    "autor_email" => "lais_cavalcanti12@hotmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27248
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "AS AULAS DE LEITURA COMO FACILITADORAS DA PRODUÇÃO NARRATIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em um curso de língua portuguesa para crianças. A instituição atende crianças entre 7 e 11 anos e disponibiliza duas disciplinas: gramática e leitura. O problema deste trabalho se deu com o intuito de contribuir com a superação de dificuldades que verificamos nas crianças, como a deficiência na compreensão, reflexão, interpretação e o principal foco do trabalho que é a produção textual, esses problemas também foram apontados pelos pais, devido aos baixos índices nas avaliações escolares dos alunos. Por isso, partimos de dois pressupostos, as crianças não estavam escrevendo bem e como o contato com a leitura de narrativas poderia melhorar a escrita. O objetivo deste artigo é mostrar que o estímulo, através das aulas de leitura, gera prazer do ato de ler e com isso o indivíduo desenvolve habilidades, como a criatividade, criticidade, ampliação do léxico, ortografia e outras mais. Escolhemos a produção narrativa como corpus do trabalho, devido à amplitude que esse gênero literário agrega. Os alunos poderiam narrar um fato real ou fictício e ficariam mais livres para exporem suas ideias e formarem seus enredos como quisessem. Para a fundamentação, utilizamos alguns artigos de Marcuschi (2005), Lerner (2002), Kleiman (2002), Brandão (1997), Ferreiro (1999) entre outros, pois são autores que se preocupam com o incentivo à leitura, e com a formação dos alunos como seres pensantes, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria através de seus argumentos e o mais difícil, conseguir expor seus argumentos na escrita. Diante desses fatos, realizamos essa pesquisa para mostrar a importância da leitura dos gêneros literários em sala de aula, para a boa execução da escrita. Obtivemos nos resultados produções textuais em que verificamos a criatividade, coesão, coerência, ótimo vocabulário e um bom desempenho textual dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1439_18032017213803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍS CAVALCANTI DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍS CAVALCANTI"
    "autor_email" => "lais_cavalcanti12@hotmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em um curso de língua portuguesa para crianças. A instituição atende crianças entre 7 e 11 anos e disponibiliza duas disciplinas: gramática e leitura. O problema deste trabalho se deu com o intuito de contribuir com a superação de dificuldades que verificamos nas crianças, como a deficiência na compreensão, reflexão, interpretação e o principal foco do trabalho que é a produção textual, esses problemas também foram apontados pelos pais, devido aos baixos índices nas avaliações escolares dos alunos. Por isso, partimos de dois pressupostos, as crianças não estavam escrevendo bem e como o contato com a leitura de narrativas poderia melhorar a escrita. O objetivo deste artigo é mostrar que o estímulo, através das aulas de leitura, gera prazer do ato de ler e com isso o indivíduo desenvolve habilidades, como a criatividade, criticidade, ampliação do léxico, ortografia e outras mais. Escolhemos a produção narrativa como corpus do trabalho, devido à amplitude que esse gênero literário agrega. Os alunos poderiam narrar um fato real ou fictício e ficariam mais livres para exporem suas ideias e formarem seus enredos como quisessem. Para a fundamentação, utilizamos alguns artigos de Marcuschi (2005), Lerner (2002), Kleiman (2002), Brandão (1997), Ferreiro (1999) entre outros, pois são autores que se preocupam com o incentivo à leitura, e com a formação dos alunos como seres pensantes, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria através de seus argumentos e o mais difícil, conseguir expor seus argumentos na escrita. Diante desses fatos, realizamos essa pesquisa para mostrar a importância da leitura dos gêneros literários em sala de aula, para a boa execução da escrita. Obtivemos nos resultados produções textuais em que verificamos a criatividade, coesão, coerência, ótimo vocabulário e um bom desempenho textual dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.