AS AULAS DE LEITURA COMO FACILITADORAS DA PRODUÇÃO NARRATIVA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27248 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "AS AULAS DE LEITURA COMO FACILITADORAS DA PRODUÇÃO NARRATIVA" "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em um curso de língua portuguesa para crianças. A instituição atende crianças entre 7 e 11 anos e disponibiliza duas disciplinas: gramática e leitura. O problema deste trabalho se deu com o intuito de contribuir com a superação de dificuldades que verificamos nas crianças, como a deficiência na compreensão, reflexão, interpretação e o principal foco do trabalho que é a produção textual, esses problemas também foram apontados pelos pais, devido aos baixos índices nas avaliações escolares dos alunos. Por isso, partimos de dois pressupostos, as crianças não estavam escrevendo bem e como o contato com a leitura de narrativas poderia melhorar a escrita. O objetivo deste artigo é mostrar que o estímulo, através das aulas de leitura, gera prazer do ato de ler e com isso o indivíduo desenvolve habilidades, como a criatividade, criticidade, ampliação do léxico, ortografia e outras mais. Escolhemos a produção narrativa como corpus do trabalho, devido à amplitude que esse gênero literário agrega. Os alunos poderiam narrar um fato real ou fictício e ficariam mais livres para exporem suas ideias e formarem seus enredos como quisessem. Para a fundamentação, utilizamos alguns artigos de Marcuschi (2005), Lerner (2002), Kleiman (2002), Brandão (1997), Ferreiro (1999) entre outros, pois são autores que se preocupam com o incentivo à leitura, e com a formação dos alunos como seres pensantes, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria através de seus argumentos e o mais difícil, conseguir expor seus argumentos na escrita. Diante desses fatos, realizamos essa pesquisa para mostrar a importância da leitura dos gêneros literários em sala de aula, para a boa execução da escrita. Obtivemos nos resultados produções textuais em que verificamos a criatividade, coesão, coerência, ótimo vocabulário e um bom desempenho textual dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1439_18032017213803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS CAVALCANTI DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAÍS CAVALCANTI" "autor_email" => "lais_cavalcanti12@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27248 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "AS AULAS DE LEITURA COMO FACILITADORAS DA PRODUÇÃO NARRATIVA" "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em um curso de língua portuguesa para crianças. A instituição atende crianças entre 7 e 11 anos e disponibiliza duas disciplinas: gramática e leitura. O problema deste trabalho se deu com o intuito de contribuir com a superação de dificuldades que verificamos nas crianças, como a deficiência na compreensão, reflexão, interpretação e o principal foco do trabalho que é a produção textual, esses problemas também foram apontados pelos pais, devido aos baixos índices nas avaliações escolares dos alunos. Por isso, partimos de dois pressupostos, as crianças não estavam escrevendo bem e como o contato com a leitura de narrativas poderia melhorar a escrita. O objetivo deste artigo é mostrar que o estímulo, através das aulas de leitura, gera prazer do ato de ler e com isso o indivíduo desenvolve habilidades, como a criatividade, criticidade, ampliação do léxico, ortografia e outras mais. Escolhemos a produção narrativa como corpus do trabalho, devido à amplitude que esse gênero literário agrega. Os alunos poderiam narrar um fato real ou fictício e ficariam mais livres para exporem suas ideias e formarem seus enredos como quisessem. Para a fundamentação, utilizamos alguns artigos de Marcuschi (2005), Lerner (2002), Kleiman (2002), Brandão (1997), Ferreiro (1999) entre outros, pois são autores que se preocupam com o incentivo à leitura, e com a formação dos alunos como seres pensantes, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria através de seus argumentos e o mais difícil, conseguir expor seus argumentos na escrita. Diante desses fatos, realizamos essa pesquisa para mostrar a importância da leitura dos gêneros literários em sala de aula, para a boa execução da escrita. Obtivemos nos resultados produções textuais em que verificamos a criatividade, coesão, coerência, ótimo vocabulário e um bom desempenho textual dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1439_18032017213803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS CAVALCANTI DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAÍS CAVALCANTI" "autor_email" => "lais_cavalcanti12@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }