SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL SINOPSE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27641 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 651 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL SINOPSE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => """ O período de estágio supervisionado nos cursos de formação docente é um importante momento de reflexão sobre a prática que permite colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da vida acadêmica (XAVIER, 2009), uma vez que há uma aproximação com a realidade da escola. No que se refere ao ensino de inglês, o estágio propicia a oportunidade de o professor iniciante tentar diminuir a lacuna que ainda existe nas aulas, principalmente no ensino fundamental em relação ao uso da leitura e da escrita. Considerando as inúmeras possibilidades que o docente possui de desenvolver o seu plano de atividades no estágio supervisionado, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação de um determinado gênero textual, por meio de uma Sequência didática (SD). Neste estudo, compreendemos a SD como “um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática e em volta de um determinado gênero textual” (DOLZ, et al., 2004). A presente pesquisa será desenvolvida em uma turma do 9º ano em uma escola pública da rede estadual no Rio Grande do Norte. O gênero textual produzido por meio da SD será uma Sinopse de um filme, dado que o livro didático Alive distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adotado na escola onde será realizado o estágio, já traz atividades e conteúdos que contribuíram para a escolha e aplicação do referido gênero textual. As atividades desenvolvidas em sala de aula alinham-se a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) no que concerne o processo de ensino das habilidades de compreensão e produção e escrita no quarto ciclo. Os resultados parciais indicam que a utilização de uma SD em aulas de língua inglesa contribui para o desenvolvimento e um maior engajamento dos alunos em atividades que envolvem o processo da leitura e da escrita. Dessa forma, entendemos que uma SD pode ser uma boa alternativa para \r\n que o professor possa trabalhar com os mais variados gêneros textuais em sala de aula, sejam eles orais e/ou escritos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, INGLÊS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID651_01032017153025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SABRINA DE SALES" "autor_nome_curto" => "SABRINA SALES" "autor_email" => "anasabrinadesales@gmail.c" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27641 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 651 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL SINOPSE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => """ O período de estágio supervisionado nos cursos de formação docente é um importante momento de reflexão sobre a prática que permite colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da vida acadêmica (XAVIER, 2009), uma vez que há uma aproximação com a realidade da escola. No que se refere ao ensino de inglês, o estágio propicia a oportunidade de o professor iniciante tentar diminuir a lacuna que ainda existe nas aulas, principalmente no ensino fundamental em relação ao uso da leitura e da escrita. Considerando as inúmeras possibilidades que o docente possui de desenvolver o seu plano de atividades no estágio supervisionado, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação de um determinado gênero textual, por meio de uma Sequência didática (SD). Neste estudo, compreendemos a SD como “um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática e em volta de um determinado gênero textual” (DOLZ, et al., 2004). A presente pesquisa será desenvolvida em uma turma do 9º ano em uma escola pública da rede estadual no Rio Grande do Norte. O gênero textual produzido por meio da SD será uma Sinopse de um filme, dado que o livro didático Alive distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adotado na escola onde será realizado o estágio, já traz atividades e conteúdos que contribuíram para a escolha e aplicação do referido gênero textual. As atividades desenvolvidas em sala de aula alinham-se a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) no que concerne o processo de ensino das habilidades de compreensão e produção e escrita no quarto ciclo. Os resultados parciais indicam que a utilização de uma SD em aulas de língua inglesa contribui para o desenvolvimento e um maior engajamento dos alunos em atividades que envolvem o processo da leitura e da escrita. Dessa forma, entendemos que uma SD pode ser uma boa alternativa para \r\n que o professor possa trabalhar com os mais variados gêneros textuais em sala de aula, sejam eles orais e/ou escritos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, INGLÊS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID651_01032017153025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SABRINA DE SALES" "autor_nome_curto" => "SABRINA SALES" "autor_email" => "anasabrinadesales@gmail.c" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }