Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A LINGUAGEM COMO REVELADORA DA PRÁTICA DOCENTE: O MÉTODO DA AUTOCONFRONTAÇÃO

Palavra-chaves: LINGUÍSTICA APLICADA, TRABALHO REAL X REALIZADO, AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais relativos a uma pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC (Cota 2016/2017), intitulado "A importância da autoconfrontação nas aulas de Estágio Supervisionado". Em nossa pesquisa, analisamos, sob a ótica da Linguística Aplicada, o trabalho docente a partir da relação linguagem e docência, de modo a observar os aspectos do trabalho realizado e do trabalho real do professor. Para tanto, faremos uso de um procedimento advindo das Ciências do trabalho, denominado de autoconfrontação simples, pois, por meio dele, o professor autorreflete sobre sua prática, a partir do momento em que se observa ministrando sua aula e pode, assim, refazer o seu agir em sala, explicitar aspectos que envolvem a prática docente muitas vezes não percebidos. Em nossa pesquisa, contamos com o aporte teórico de autores como Machado (2007), Clot (2006, 2010), Moita Lopes (2006), Pérez (2011), Bastos & Andrade (2011), Medrado (2011), Amigues (2004), entre outros. No presente artigo, analisamos a fala de uma estagiária acerca de seu desempenho em sala, durante uma aula de intervenção, no estágio supervisionado. Por meio da análise da autoconfrontação realizada, percebemos que em seu discurso há uma prefiguração do trabalho realizado, de modo a enfatizar a prescrição e o trabalho real. Nesse sentido, defendemos que investigar a sala de aula é, antes de mais nada, refletir sobre um espaço tecido por diversas realidades, posicionamentos e modos de ser. A relação construída em ambiente escolar envolve desde a troca e a dinâmica, em que um fazer é realizado, visando à promoção social e o desenvolvimento de outros indivíduos, até a construção e o melhoramento da própria prática do professor. Esses aspectos são importantes no momento em que se queira observar a sala de aula e o profissional docente.  

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