Este artigo tem como objetivo, relatar as experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II/ anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. As experiências desenvolvidas envolveram situações diferenciadas de aprendizagem e formação, tendo como campo de estágio a Escola Municipal Raimundo Nonato da Silva. As atividades aconteceram a partir de observações, elaboração de plano de trabalho, preparação pedagógica para as intervenções didáticas junto as crianças entre 8 a 11 anos. No período da observação, foi desenvolvido um diagnóstico sobre a realidade e cotidiano infantil e do trabalho pedagógico docente. Desenvolvemos na fase de docência o projeto intitulado “A Literatura e os Jogos: Um Caminho para o Prazer e Aprendizagem da Leitura e da Escrita” com isso vivenciamos o cotidiano de uma escola de ensino fundamental I. Consideramos o estágio como parte importante do nosso processo de formação, sendo este o elemento que nos possibilita uma interação mais próxima com o cotidiano e as vivências da escola de ensino fundamental I, bem como ampliou nossa compreensão em relação ao trabalho com a leitura em sala de aula.
Palavras-Chave: Estágio. Docência. Leitura-escrita.