Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

AÇÃO DO PIBID PEDAGOGIA NA ESCOLA PÚBLICA: BOMBONIERE LITERÁRIA E O INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA PARA ALFABETIZAR LETRANDO

Palavra-chaves: LEITURA, GÊNEROS LITERÁRIOS, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho relata ação desenvolvida por meio da “Bomboniere Literária” na Escola Municipal Alvorada em parceria com os bolsistas de iniciação a docência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Escola Municipal Alvorada, localizada no município de Fortaleza/Ce, possibilitando a prática da leitura e da escrita explorando de forma lúdica diversos portadores e gêneros textuais. O objetivo é descrever o contato das crianças com a leitura e escrita por meio da “Bomboniere Literária”, a qual foi organizada em setembro de 2016, como atividade prazerosa para a abertura do projeto III Sarau Literário, atividade anual e permanente realizada pelo grupo PIBID. Com o propósito de associar o prazer da leitura aos doces, a Bomboniere Literária apresentou novas possibilidades de conhecimento, desenvolvendo aspectos da vida escolar e cidadã. O referencial teórico se baseia em autores como Dias (2011), Kraemer (2008), Hoffmann (1992) e Vianna (2000) e demais teóricos que estudam os efeitos da leitura e escrita na vida das crianças. O percurso metodológico de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das atividades realizadas, dentre elas citamos: leitura e contação de histórias feitas pelos bolsistas, professores e as próprias crianças, recontos de histórias, dramatizações, fantoches, apreciação de livros, leitura de diversos gêneros expostos em mobiles, móbiles, letras móveis, ao mesmo tempo em que eram servidos doces variados. Os resultados indicam maior interesse das crianças pela literatura infantil, mais criticidade em relação aos livros apresentados, distinguindo diversos gêneros textuais e seus usos/aplicabilidades. Observamos ainda que ao final do projeto obtivemos resultados positivos, onde a participação dos bolsistas do PIBID, corpo docente e discente foram fundamentais para a conquista de uma aprendizagem significativa, ressaltando que as vivências proporcionadas pelo projeto favoreceram a elevação da autoestima, promovendo o desenvolvimento e a reafirmação da cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.