Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS E REDES SOCIAIS: EXPLORANDO O MUNDO E SUAS DIVERSIDADES TECNOLÓGICAS

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERAÇÃO, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27410
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 1137
    "titulo" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS E REDES SOCIAIS: EXPLORANDO O MUNDO E SUAS DIVERSIDADES TECNOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho procede das práticas educacionais desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado para a Formação de Professores IV – Ensino Médio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem como finalidade descrever o período de regência de alunas do curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas. Identificando  as dificuldades enfrentadas pelos professores no mundo atual com as diversas tecnologias que por muitas vezes desviam a atenção dos alunos em sala de aula, buscamos trabalhar de forma dinâmica e interativa. O trabalho foi idealizado com a finalidade de auxiliar o aluno a interagir com as informações passadas pelo professor e relacioná-las ao seu contexto de vida, para que ele possa compreender e se posicionar a respeito dos temas apresentados em seu meio social, tornando, por meio das aulas e do uso de recursos tecnológicos (redes sociais), o momento de estudo prazeroso e dinâmico. As bases teóricas desse trabalho têm como foco a Linguística Textual  no ensino de Língua Portuguesa, trabalhando em uma perspectiva interacionista que é embasado no uso, funcionalidade e finalidade dos gêneros textuais dentro da prática pedagógica. Este trabalho possui caráter qualitativo, tendo em vista que se concretizou por meio da observação de aulas de Língua Portuguesa, além da execução de práticas educacionais, com o intuito de se obter uma melhor compreensão dos alunos sobre Língua Portuguesa, e sua maior participação na sala de aula. Este trabalho busca contribuir para as práticas de estágio na área de Língua Portuguesa, demonstrando que é possível haver um diálogo entre professor e aluno e que as aulas dessa disciplina podem ser mais prazerosas e dinâmicas. Os resultados foram satisfatórios, além disso a temática trabalhada nos ajudou bastante, tendo em vista que são assuntos que os alunos convivem diariamente. Conseguimos relacionar o estudo, os conteúdos com as atividades lúdicas dos alunos em seu dia a dia, trouxemos um novo olhar para a tecnologia em sala de aula e os alunos conseguiram captar a mensagem proposta e puseram em prática as atividades de forma proveitosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERAÇÃO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1137_13032017203125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENILMA GALGANO CAMPOS ROSENDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GENILMA"
    "autor_email" => "gege_rosendo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27410
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 1137
    "titulo" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS E REDES SOCIAIS: EXPLORANDO O MUNDO E SUAS DIVERSIDADES TECNOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho procede das práticas educacionais desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado para a Formação de Professores IV – Ensino Médio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem como finalidade descrever o período de regência de alunas do curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas. Identificando  as dificuldades enfrentadas pelos professores no mundo atual com as diversas tecnologias que por muitas vezes desviam a atenção dos alunos em sala de aula, buscamos trabalhar de forma dinâmica e interativa. O trabalho foi idealizado com a finalidade de auxiliar o aluno a interagir com as informações passadas pelo professor e relacioná-las ao seu contexto de vida, para que ele possa compreender e se posicionar a respeito dos temas apresentados em seu meio social, tornando, por meio das aulas e do uso de recursos tecnológicos (redes sociais), o momento de estudo prazeroso e dinâmico. As bases teóricas desse trabalho têm como foco a Linguística Textual  no ensino de Língua Portuguesa, trabalhando em uma perspectiva interacionista que é embasado no uso, funcionalidade e finalidade dos gêneros textuais dentro da prática pedagógica. Este trabalho possui caráter qualitativo, tendo em vista que se concretizou por meio da observação de aulas de Língua Portuguesa, além da execução de práticas educacionais, com o intuito de se obter uma melhor compreensão dos alunos sobre Língua Portuguesa, e sua maior participação na sala de aula. Este trabalho busca contribuir para as práticas de estágio na área de Língua Portuguesa, demonstrando que é possível haver um diálogo entre professor e aluno e que as aulas dessa disciplina podem ser mais prazerosas e dinâmicas. Os resultados foram satisfatórios, além disso a temática trabalhada nos ajudou bastante, tendo em vista que são assuntos que os alunos convivem diariamente. Conseguimos relacionar o estudo, os conteúdos com as atividades lúdicas dos alunos em seu dia a dia, trouxemos um novo olhar para a tecnologia em sala de aula e os alunos conseguiram captar a mensagem proposta e puseram em prática as atividades de forma proveitosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERAÇÃO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1137_13032017203125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENILMA GALGANO CAMPOS ROSENDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GENILMA"
    "autor_email" => "gege_rosendo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho procede das práticas educacionais desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado para a Formação de Professores IV – Ensino Médio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem como finalidade descrever o período de regência de alunas do curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas. Identificando as dificuldades enfrentadas pelos professores no mundo atual com as diversas tecnologias que por muitas vezes desviam a atenção dos alunos em sala de aula, buscamos trabalhar de forma dinâmica e interativa. O trabalho foi idealizado com a finalidade de auxiliar o aluno a interagir com as informações passadas pelo professor e relacioná-las ao seu contexto de vida, para que ele possa compreender e se posicionar a respeito dos temas apresentados em seu meio social, tornando, por meio das aulas e do uso de recursos tecnológicos (redes sociais), o momento de estudo prazeroso e dinâmico. As bases teóricas desse trabalho têm como foco a Linguística Textual no ensino de Língua Portuguesa, trabalhando em uma perspectiva interacionista que é embasado no uso, funcionalidade e finalidade dos gêneros textuais dentro da prática pedagógica. Este trabalho possui caráter qualitativo, tendo em vista que se concretizou por meio da observação de aulas de Língua Portuguesa, além da execução de práticas educacionais, com o intuito de se obter uma melhor compreensão dos alunos sobre Língua Portuguesa, e sua maior participação na sala de aula. Este trabalho busca contribuir para as práticas de estágio na área de Língua Portuguesa, demonstrando que é possível haver um diálogo entre professor e aluno e que as aulas dessa disciplina podem ser mais prazerosas e dinâmicas. Os resultados foram satisfatórios, além disso a temática trabalhada nos ajudou bastante, tendo em vista que são assuntos que os alunos convivem diariamente. Conseguimos relacionar o estudo, os conteúdos com as atividades lúdicas dos alunos em seu dia a dia, trouxemos um novo olhar para a tecnologia em sala de aula e os alunos conseguiram captar a mensagem proposta e puseram em prática as atividades de forma proveitosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.