A leitura literária é, sem dúvidas, uma possibilidade de interação entre imaginação, raciocínio, emoção e inteligência. Nesse processo de ler, o professor atua como o professor-leitor para sua formação. Esse mestre, atuando como leitor literário pode alinhar o gosto pela literatura às teorias e vivências da vida acadêmica para formar assim um conhecimento rico sobre o teor literário e este poderá ser mediado em sala de aula na interação professor-aluno resultando em crescimento intelectual a ambos. Partindo dessa reflexão nasce um questionamento: Como a prática e o gosto pela leitura literária atuam na formação integral do professor? Para responder tal questionamento pretendemos, com esse trabalho, analisar as autobiografias de professores-leitores literários (da Universidade Regional do Cariri – URCA) a fim de compreender como se alinha à experiência da leitura literária ao desenvolvimento intelectual e profissional. Trata-se assim de uma pesquisa de caráter qualitativo e que traz como embasamento bibliográfico autores como: Colomer (2007), Rösing (1996), Martins (2011) e França (2011). Estes nos ajudaram a compreender como o conhecimento adquirido pelo professor leitor se desenvolve e se interliga às boas leituras feitas no do dia-a-dia, à escolha de bons livros de autores renomados, escritores de prosa e poesia. Percebemos que o prazer encontrado na leitura literária pode tornar o professor um leitor ativo, com ideias novas e sempre atualizado no mundo da literatura e das diversas artes que se alinha a essa. Assim, a leitura literária se faz importante na trajetória de formação integral do professor.