Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

GÊNERO TEXTUAL CORDEL: DA TEORIA À PRÁTICA

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL, PRÁTICAS DOCENTES, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27371
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL CORDEL: DA TEORIA À PRÁTICA"
    "resumo" => """
      Com base em experiências com alunos de ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio Fernandes de Medeiros – Malta/PB que se mostraram interessados em participar como sujeitos do projeto de Intervenção Pedagógica A LÍNGUA EM FOCO: Vai Leitura, Vem Escrita através do Prêmio Mestres da Educação, o qual é uma iniciativa que faz parte da política do Governo do Estado da Paraíba, cujo objetivo é selecionar e premiar docentes que desenvolvem boas práticas no cotidiano curricular  nas escolas públicas estaduais de Educação Básica. Foi possível construir este trabalho, cujo foco voltou-se para explicitar gênero textual, sobretudo o cordel através de atividades práticas em que alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental realizaram um Sarau Poético. Nosso objetivo geral foi proporcionar aos alunos ler e escrever textos no formato de cordel despertando nos mesmos o gosto e o prazer pelo estudo da língua para aprender conteúdos de forma dinâmica e inovadora e alcançar uma melhor aprendizagem de conteúdos de língua portuguesa através do cordel, entendendo que atividades dessa natureza poderão corrigir falhas e minimizar quaisquer dificuldades detectadas nos alunos durante seu processo de aprendizagem.  Justifica-se a escolha dessa temática pela relevância de estudar a língua materna a partir do gênero textual cordel proporcionando ao aluno o contato direto com o mesmo, analisando-o quanto às suas peculiaridades e funções sócio/comunicativas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica em que invocamos alguns teóricos que desenvolveram relevantes estudos acerca da proposta que norteia este trabalho. Percebemos, portanto, que ao final da realização do projeto, os alunos envolvidos apresentaram maior gosto e prazer pela língua, além de alcançarem melhor resultados na aprendizagem e, consequentemente, maior aprovação. \r\n
      \tO trabalho desenvolvido com base em cordel foi realizado por alunos de 8° e 9º anos de ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Antônio Fernandes de Medeiros, Malta/PB que participaram de atividades propostas pelo projeto de Intervenção Pedagógica A LÍNGUA EM FOCO: Vai Leitura, Vem Escrita cujo professor desses alunos é autor do projeto mencionado que, através do Prêmio Mestres da Educação como uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba premia professores da Educação Básica que desenvolvem boas práticas pedagógicas em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, PRÁTICAS DOCENTES, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID32_08012017175409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS CARNEIRO ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CHAGAS"
    "autor_email" => "fchaguinhas41@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS DE PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27371
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL CORDEL: DA TEORIA À PRÁTICA"
    "resumo" => """
      Com base em experiências com alunos de ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio Fernandes de Medeiros – Malta/PB que se mostraram interessados em participar como sujeitos do projeto de Intervenção Pedagógica A LÍNGUA EM FOCO: Vai Leitura, Vem Escrita através do Prêmio Mestres da Educação, o qual é uma iniciativa que faz parte da política do Governo do Estado da Paraíba, cujo objetivo é selecionar e premiar docentes que desenvolvem boas práticas no cotidiano curricular  nas escolas públicas estaduais de Educação Básica. Foi possível construir este trabalho, cujo foco voltou-se para explicitar gênero textual, sobretudo o cordel através de atividades práticas em que alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental realizaram um Sarau Poético. Nosso objetivo geral foi proporcionar aos alunos ler e escrever textos no formato de cordel despertando nos mesmos o gosto e o prazer pelo estudo da língua para aprender conteúdos de forma dinâmica e inovadora e alcançar uma melhor aprendizagem de conteúdos de língua portuguesa através do cordel, entendendo que atividades dessa natureza poderão corrigir falhas e minimizar quaisquer dificuldades detectadas nos alunos durante seu processo de aprendizagem.  Justifica-se a escolha dessa temática pela relevância de estudar a língua materna a partir do gênero textual cordel proporcionando ao aluno o contato direto com o mesmo, analisando-o quanto às suas peculiaridades e funções sócio/comunicativas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica em que invocamos alguns teóricos que desenvolveram relevantes estudos acerca da proposta que norteia este trabalho. Percebemos, portanto, que ao final da realização do projeto, os alunos envolvidos apresentaram maior gosto e prazer pela língua, além de alcançarem melhor resultados na aprendizagem e, consequentemente, maior aprovação. \r\n
      \tO trabalho desenvolvido com base em cordel foi realizado por alunos de 8° e 9º anos de ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Antônio Fernandes de Medeiros, Malta/PB que participaram de atividades propostas pelo projeto de Intervenção Pedagógica A LÍNGUA EM FOCO: Vai Leitura, Vem Escrita cujo professor desses alunos é autor do projeto mencionado que, através do Prêmio Mestres da Educação como uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba premia professores da Educação Básica que desenvolvem boas práticas pedagógicas em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, PRÁTICAS DOCENTES, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID32_08012017175409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS CARNEIRO ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CHAGAS"
    "autor_email" => "fchaguinhas41@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS DE PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Com base em experiências com alunos de ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio Fernandes de Medeiros – Malta/PB que se mostraram interessados em participar como sujeitos do projeto de Intervenção Pedagógica A LÍNGUA EM FOCO: Vai Leitura, Vem Escrita através do Prêmio Mestres da Educação, o qual é uma iniciativa que faz parte da política do Governo do Estado da Paraíba, cujo objetivo é selecionar e premiar docentes que desenvolvem boas práticas no cotidiano curricular nas escolas públicas estaduais de Educação Básica. Foi possível construir este trabalho, cujo foco voltou-se para explicitar gênero textual, sobretudo o cordel através de atividades práticas em que alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental realizaram um Sarau Poético. Nosso objetivo geral foi proporcionar aos alunos ler e escrever textos no formato de cordel despertando nos mesmos o gosto e o prazer pelo estudo da língua para aprender conteúdos de forma dinâmica e inovadora e alcançar uma melhor aprendizagem de conteúdos de língua portuguesa através do cordel, entendendo que atividades dessa natureza poderão corrigir falhas e minimizar quaisquer dificuldades detectadas nos alunos durante seu processo de aprendizagem. Justifica-se a escolha dessa temática pela relevância de estudar a língua materna a partir do gênero textual cordel proporcionando ao aluno o contato direto com o mesmo, analisando-o quanto às suas peculiaridades e funções sócio/comunicativas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica em que invocamos alguns teóricos que desenvolveram relevantes estudos acerca da proposta que norteia este trabalho. Percebemos, portanto, que ao final da realização do projeto, os alunos envolvidos apresentaram maior gosto e prazer pela língua, além de alcançarem melhor resultados na aprendizagem e, consequentemente, maior aprovação. O trabalho desenvolvido com base em cordel foi realizado por alunos de 8° e 9º anos de ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Antônio Fernandes de Medeiros, Malta/PB que participaram de atividades propostas pelo projeto de Intervenção Pedagógica A LÍNGUA EM FOCO: Vai Leitura, Vem Escrita cujo professor desses alunos é autor do projeto mencionado que, através do Prêmio Mestres da Educação como uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba premia professores da Educação Básica que desenvolvem boas práticas pedagógicas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.