Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A LITERATURA INFANTIL PRODUZINDO SABERES EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27174
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL PRODUZINDO SABERES EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo consiste em um relato de experiência da aplicação da literatura infantil como forma de promover a aprendizagem das ciências nas séries iniciais. A atividade foi aplicada em uma escola pública municipal de Esperança-PB, em uma turma de 3° ano, com 36 alunos de ambos os gêneros. A promoção da leitura é um dos caminhos para avançar sobre o ensino da ciência pautado na mera transmissão de conteúdos, oferecendo as crianças um entendimento adequado sobre ciência, tecnologia e a sociedade. Promovendo uma alfabetização científica e a formação de valores éticos e morais indispensáveis para a vida em sociedade.  Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos e desenhos espontâneos das crianças, noções simples sobre o habitat natural e as relações entre os animais. A estratégia metodológica partiu da seleção de um livro infantil, de acordo com critérios pré-determinados de conteúdos, texto e imagens, e a elaboração de atividades que oportunize as crianças exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva. Os resultados obtidos demonstram como as imagens, os personagens e os locais onde acontecem a história auxilia as crianças a compreenderem e associarem naturalmente os conteúdos de Ciências, contribuindo com a alfabetização científica, e aumentando o interesse e a motivação das crianças pela ciência. O uso dos livros em uma atividade de sala de aula, permite a articulação de habilidades necessárias a alfabetização e o trabalho conceitual de ciências. É bastante proveitosa a relação literatura infantil e ensino de ciências, mas merecendo um cuidado para que as informações transmitidas não estejam distorcidas, levando os alunos a uma compreensão errônea sobre os fenômenos da natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1094_14032017104251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDÊNIA KELLY DANTAS DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "WALDÊNIA"
    "autor_email" => "waldeniakelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "E.M.E.F. DOM MANUEL PALMEIRA DA ROCHA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27174
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL PRODUZINDO SABERES EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo consiste em um relato de experiência da aplicação da literatura infantil como forma de promover a aprendizagem das ciências nas séries iniciais. A atividade foi aplicada em uma escola pública municipal de Esperança-PB, em uma turma de 3° ano, com 36 alunos de ambos os gêneros. A promoção da leitura é um dos caminhos para avançar sobre o ensino da ciência pautado na mera transmissão de conteúdos, oferecendo as crianças um entendimento adequado sobre ciência, tecnologia e a sociedade. Promovendo uma alfabetização científica e a formação de valores éticos e morais indispensáveis para a vida em sociedade.  Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos e desenhos espontâneos das crianças, noções simples sobre o habitat natural e as relações entre os animais. A estratégia metodológica partiu da seleção de um livro infantil, de acordo com critérios pré-determinados de conteúdos, texto e imagens, e a elaboração de atividades que oportunize as crianças exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva. Os resultados obtidos demonstram como as imagens, os personagens e os locais onde acontecem a história auxilia as crianças a compreenderem e associarem naturalmente os conteúdos de Ciências, contribuindo com a alfabetização científica, e aumentando o interesse e a motivação das crianças pela ciência. O uso dos livros em uma atividade de sala de aula, permite a articulação de habilidades necessárias a alfabetização e o trabalho conceitual de ciências. É bastante proveitosa a relação literatura infantil e ensino de ciências, mas merecendo um cuidado para que as informações transmitidas não estejam distorcidas, levando os alunos a uma compreensão errônea sobre os fenômenos da natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1094_14032017104251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDÊNIA KELLY DANTAS DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "WALDÊNIA"
    "autor_email" => "waldeniakelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "E.M.E.F. DOM MANUEL PALMEIRA DA ROCHA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente estudo consiste em um relato de experiência da aplicação da literatura infantil como forma de promover a aprendizagem das ciências nas séries iniciais. A atividade foi aplicada em uma escola pública municipal de Esperança-PB, em uma turma de 3° ano, com 36 alunos de ambos os gêneros. A promoção da leitura é um dos caminhos para avançar sobre o ensino da ciência pautado na mera transmissão de conteúdos, oferecendo as crianças um entendimento adequado sobre ciência, tecnologia e a sociedade. Promovendo uma alfabetização científica e a formação de valores éticos e morais indispensáveis para a vida em sociedade. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos e desenhos espontâneos das crianças, noções simples sobre o habitat natural e as relações entre os animais. A estratégia metodológica partiu da seleção de um livro infantil, de acordo com critérios pré-determinados de conteúdos, texto e imagens, e a elaboração de atividades que oportunize as crianças exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva. Os resultados obtidos demonstram como as imagens, os personagens e os locais onde acontecem a história auxilia as crianças a compreenderem e associarem naturalmente os conteúdos de Ciências, contribuindo com a alfabetização científica, e aumentando o interesse e a motivação das crianças pela ciência. O uso dos livros em uma atividade de sala de aula, permite a articulação de habilidades necessárias a alfabetização e o trabalho conceitual de ciências. É bastante proveitosa a relação literatura infantil e ensino de ciências, mas merecendo um cuidado para que as informações transmitidas não estejam distorcidas, levando os alunos a uma compreensão errônea sobre os fenômenos da natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.