Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intitulada “ LITERATURA E ARGUMENTAÇÃO: Discussão de poemas musicados no ensino fundamental I”. O trabalho com a oralidade precisa ser mais evidenciado em sala de aula, é essencial o bom planejamento de situações didáticas que favoreçam os debates e as exposições de ideias. A presença no mundo nos convida a argumentar, a nos posicionarmos. Contudo, essa prática precisa ser estimulada por meio de uma mediação que se preocupe com o aluno como sujeito que tem voz ativa e participativa no cenário social. Nesse sentido, a vivacidade que permeia o texto literário nos conduz a um ponto de partida, a literatura que humaniza. O objetivo é apontar reflexões sobre a relação entre música e literatura, a interação do leitor/ouvinte e suas respostas no momento da leitura de poemas musicados (pós-leitura), considerando a aproximação que se podem estabelecer entre a melodia, o ritmo e a poesia. O referencial teórico baseia-se nos estudos desenvolvidos por Amarilha (2006; 2009; 2011), Bordini (1986); Breton (1999); Cosson (2006); Evangelina (2004); Freitas (2005); Graves;Graves (1995); Leal; Morais (2006), Paz (2012); Pound (1997); Perelman (2014); Vygotsky (1998); Zampronha ( 2007). Percebemos que a leitura de poemas musicados pode fornecer subsídios para que os aprendizes criem/ampliem competências sócio-comunicativas – sobretudo de argumentação – e leitora. Acreditamos que o texto literário é rico em sua plenitude permitindo o trabalho com a transdisciplinaridade.