Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: POESIA, PROJETO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho aborda a realização do projeto “Com Poesias Componho a Minha Historia”, envolvendo quatro (04) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada em Fortaleza/Ce. O objetivo é apresentar o projeto, que visou despertar nas crianças o interesse pelo gênero literário poesia, explorando universo poético e literário de Manuel de Barros, com sua proposta de brincar com as palavras, propiciando a imersão dos educandos de forma lúdica e criativa no processo de aquisição da leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento. O referencial teórico se baseia em autores como Kraemer (2008), Vygotsky (1998), Hermmans (1992), Soares (2004). O percurso metodológico do trabalho de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das ações realizadas no decorrer do projeto, tais como: apresentação do curta metragem intitulado “Histórias da Unha do Dedão Pé do Fim do Mundo”, cujo vídeo é um jogo de animação com versos do Manoel de Barros que brinca com as palavras e com situações que podem parecer inusitadas para as crianças; roda de conversa sobre o poeta; sarau de poesias com a participação dos escritores cearenses Linda Dias e Ítalo Castelar; oficina de brinquedos com sucata inspiradas na análise do curta metragem apresentado que propõe infância sem brinquedos prontos; roda de leitura com diversas poemas; vivência corporal por meio da Psicomotricidade Relacional, desenvolvendo a imaginação e criatividade, musicalização, apreciação de diversos poemas; produção de poemas culminando na elaboração de um livro para cada criança e culminância do projeto com a festa de conclusão do 1º ano. Os resultados revelam que houve grande envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. As nossas expectativas em relação às ações realizadas foram positivas, de forma que as crianças tornaram-se mais expressivas, tanto na oralidade, quanto na escrita, demonstrando maior interesse e motivação em se apropriar dos conhecimentos por meio da literatura infantil, destacando o gênero poesia, distinguindo diversos gêneros textuais e suas aplicabilidades, sendo possível escrever seus próprios livros de poesias para ser entregue as famílias ao final do ano. Ao longo do projeto constatamos também o quanto a poesia pode contribuir para a formação, social, afetiva e cognitiva do sujeito, possibilitando a formação de um leitor critico, criativo e autônomo. poesia 1, projeto 2, letramento 3, gêneros literários

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.