O presente trabalho tem por objetivo mostrar a utilização da música no ensino de História no contexto da renovação das práticas de ensino em sala de aula, demonstrando a importância do uso das inovações metodológicas, que compreende a História como sendo algo formador de cidadãos capazes de ver o mundo como um conjunto de múltiplas memórias e experiências humanas. Neste trabalho foi abordado o processo de mudança no ensino de História no Brasil nas décadas de 70, 80 e 90, as novas propostas metodológicas nas abordagens históricas e a música como nova linguagem e como recurso didático. Este trabalho teve suas bases a partir de pesquisa em livros e artigos que falam sobre esta temática, bem como, professores que contribuíram para seu desenvolvimento. A contribuição deste trabalho se dá no sentido de possibilitar ao professor novas formas de se trabalhar as temáticas históricas em sala de aula, podendo assim desconstruir a visão estereotipadas que se tem de vários gêneros, como por exemplo: o negro e a mulher. Para isto a música surge como exemplo de nova linguagem e pensada como documento cultural que carrega marcas e características de seu tempo. Por tanto, as novas linguagens na escola como a música, dar oportunidades aos alunos não só de aprender música, mas também de contribuir para a formação de cidadãos histórico, requerendo também a inclusão dela na sociedade e sua liberdade de expressão.