O presente artigo representa uma discussão e reflexão a cerca da importância do brincar em sala de aula como mecanismo estratégico de ensino-aprendizado de matemática no ensino infantil. Para tal intento foi realizado embasamentos teóricos, utilizando-se das teorias de Piaget, Vygotsky e Winnicott para melhor compreensão do lúdico, ressaltando também a teoria de Kishimoto (2010), Rizzi (1997) entre outros teóricos que se fizeram imprescindíveis a este trabalho. A pesquisa, portanto, demandou conhecimento sobre brincadeiras e jogos na educação infantil, compreensão do modo o qual estes mecanismos devem ser inseridos na sala de aula, entendimento dos tipos e classificações destes e, sobretudo, perceber como esses fenômenos são visto aos olhos dos educadores. Assim, a realização deste artigo possibilitou compreender as grandes contribuições do brincar no ensino-aprendizado, por constituir-se um aprendizado dotado de significado e prazer à criança. A inserção desses mecanismos lúdicos também representa uma contrapartida ao ensino tradicionalista por conferir estratégias imediatistas e inovadas de ensino.