A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O “ENSINO” DA MATEMÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 266 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O “ENSINO” DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Com o intuito de entender de que forma a História da Matemática é utilizada, como prática docente, nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho tem como principal objetivo analisar de que forma a mesma é explorada em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas especificamente pretendemos investigar se os professores dessa modalidade de ensino conhecem a História da Matemática e a utilizam no ensino dessa disciplina e conhecer a concepção epistemológica que norteia a prática docente deste profissional. A metodologia utilizada para a realização do mesmo consistiu em fundamentação teórica acerca da temática investigada, baseada em autores como Kammi (1995), Lorenzato (2008), Mendes (2009) e Piaget (1979) na realização de uma pesquisa empírica a fim de investigarmos se a História da Matemática é utilizada nas escolas públicas e de que forma os professores a utilizam. Para análise dos dados encontrados utilizamos como referência Chizotti (2008). Infelizmente, apesar de seu uso, a História da Matemática precisa ser mais explorada em sala de aula a fim de que os alunos das séries iniciais aumentem seu interesse pela disciplina, desfaçam seus preconceitos e consigam enxergar o quanto é belo e prazeroso resolver operações e solucionar problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "Metodologia da matemática, História da matemática, Ensino-aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "e7744694bb314130e0653d6783b0a6fe_676.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZAIAS DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "IZAIAS DA SILVA ALVES" "autor_email" => "pensikant@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 266 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O “ENSINO” DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Com o intuito de entender de que forma a História da Matemática é utilizada, como prática docente, nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho tem como principal objetivo analisar de que forma a mesma é explorada em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas especificamente pretendemos investigar se os professores dessa modalidade de ensino conhecem a História da Matemática e a utilizam no ensino dessa disciplina e conhecer a concepção epistemológica que norteia a prática docente deste profissional. A metodologia utilizada para a realização do mesmo consistiu em fundamentação teórica acerca da temática investigada, baseada em autores como Kammi (1995), Lorenzato (2008), Mendes (2009) e Piaget (1979) na realização de uma pesquisa empírica a fim de investigarmos se a História da Matemática é utilizada nas escolas públicas e de que forma os professores a utilizam. Para análise dos dados encontrados utilizamos como referência Chizotti (2008). Infelizmente, apesar de seu uso, a História da Matemática precisa ser mais explorada em sala de aula a fim de que os alunos das séries iniciais aumentem seu interesse pela disciplina, desfaçam seus preconceitos e consigam enxergar o quanto é belo e prazeroso resolver operações e solucionar problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "Metodologia da matemática, História da matemática, Ensino-aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "e7744694bb314130e0653d6783b0a6fe_676.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZAIAS DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "IZAIAS DA SILVA ALVES" "autor_email" => "pensikant@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }