LIMA, Jurandir Gonçalves. . Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/330>. Acesso em: 22/11/2024 00:53
RESUMOO exercício da pesquisa no campo educacional em pesquisadores mais experientes apresenta-se como atividade complexa e cheia de possibilidades que empreendem surpresas ao pesquisador no “decorrer” do percurso da pesquisa, imagine o “estrago” que estas “surpresas” podem fazer em pesquisadores iniciantes, sobretudo em estudantes de graduação. Este artigo objetiva alertar pesquisadores “de primeira viagem”, aqueles em formação inicial como no caso das graduações, na tomada de alguns cuidados no decorrer da pesquisa para que possam evitar alguns “prejuízos”, às vezes, irrecuperáveis, sobretudo na disposição dos dados já levantados. Metodologicamente o artigo descreve nossa trajetória na realização da pesquisa bibliográfica e empírica no decorrer do curso de mestrado em educação da UFPI, no entanto, a socialização destas experiências estão voltados para todos os(as) estudantes da graduação, já que os mesmos, em tese, estão se submetendo às suas primeiras experiências com a pesquisa acadêmica. Nele descrevemos os “acidentes” e “incidentes” que de alguma forma nos empreendeu algum nível de dificuldade de superação, mas que ao final, nos possibilitou construção de aprendizado, nos possibilitando algum nível de experiência frente à pesquisa de campo. No campo da construção dos dados empíricos este artigo serve como um “alerta” a determinadas situações que podem surpreender o “new” pesquisador, sobretudo, aquele em formação inicial da graduação. Por nossa experiência, dependendo das ferramentas que o pesquisador venha a utilizar no decorrer de seus estudos, alertamos que em pesquisa na preservação de dados levantados, cuidados em excesso nunca é demais.