Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONHECIMENTO FUNDAMENTAL PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, SENSO CRÍTICO Comunicação Oral (CO) ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este texto refere-se às contribuições apresentadas na mesa de discussão intitulada letramento estatístico como conhecimento fundamental para a compreensão do mundo na contemporaneidade do IX EPBEM. A comunicação tem como objetivo refletir sobre aspectos da conceituação de letramento estatístico bem como suas implicações para escolarização e para a vida cotidiana das pessoas, sobretudo na ampliação das possibilidades de interpretação de dados estatísticos e na análise de aspectos das realidades. Existem algumas perspectivas teóricas e metodológicas que se vinculam ao letramento estatístico. O texto discute alguns aspectos sobre a importância da Educação Estatística em promover o letramento estatístico na escola básica como maneira de favorecer com que os alunos construam e exerçam uma cidadania crítica. Entre outras estratégias de ensino de Estatística mencionam-se os trabalhos com dados reais, abordagem que parece ser particularmente importante na conjuntura social, econômica e política brasileira na qual as estatísticas têm sido utilizadas para justificar tanto a permanência quanto a mudança de políticas públicas. Estudos que analisaram matérias da mídia impressa indicam que é frequente a manipulação de dados estatísticos por meio da produção de representações que enfatizam ou mascaram determinadas tendências. Neste sentido, por um lado parece ser importante estabelecer conexões com dados divulgados em meios de comunicação social, mas é preciso analisar criticamente as informações e a maneira como são sistematizados para mobilizar uma argumentação. O texto termina apresentando uma análise de possíveis temas a serem investigados no âmbito da Educação Estatística com ênfase no letramento estatístico.

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