A LINGUAGEM DESENVOLVIDA A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA: O PROBLEMA DOS 21 VASOS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26389 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 747 "titulo" => "A LINGUAGEM DESENVOLVIDA A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA: O PROBLEMA DOS 21 VASOS" "resumo" => "Este artigo trata de uma experiência pedagógica de ensino de matemática, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no estado da Paraíba. O qual teve o objetivo de explorar e motivar o trabalho com novas metodologias de ensino de matemática, especificamente com a integração do uso da leitura e escrita em matemática e a metodologia de resolução de problemas, buscando um melhor aprendizado por parte dos alunos, à medida que desenvolve habilidades de resolução de problemas matemáticos e estimula à leitura e compreensão dos mesmos, bem como aprimorando a escrita. O foco dessa pesquisa é apresentar a importância da do desenvolvimento da linguagem matemática a partir da leitura e escrita em matemática. A metodologia utilizada é de caráter descritivo e os resultados mostram a necessidade de repensar a prática pedagógica, de modo a fortalecer a implementação de novas metodologias que possam contribuir no desenvolvimento cognitivos dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-13: Comunicação e argumentação nas aulas de Matemática" "palavra_chave" => "LINGUAGEM MATEMÁTICA, LEITURA E ESCRITA, O PROBLEMA DOS 21 VASOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA13_ID747_27102016195132.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO SILVA SANTOS " "autor_nome_curto" => "LEONARDO " "autor_email" => "leonardoufcg2@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26389 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 747 "titulo" => "A LINGUAGEM DESENVOLVIDA A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA: O PROBLEMA DOS 21 VASOS" "resumo" => "Este artigo trata de uma experiência pedagógica de ensino de matemática, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no estado da Paraíba. O qual teve o objetivo de explorar e motivar o trabalho com novas metodologias de ensino de matemática, especificamente com a integração do uso da leitura e escrita em matemática e a metodologia de resolução de problemas, buscando um melhor aprendizado por parte dos alunos, à medida que desenvolve habilidades de resolução de problemas matemáticos e estimula à leitura e compreensão dos mesmos, bem como aprimorando a escrita. O foco dessa pesquisa é apresentar a importância da do desenvolvimento da linguagem matemática a partir da leitura e escrita em matemática. A metodologia utilizada é de caráter descritivo e os resultados mostram a necessidade de repensar a prática pedagógica, de modo a fortalecer a implementação de novas metodologias que possam contribuir no desenvolvimento cognitivos dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-13: Comunicação e argumentação nas aulas de Matemática" "palavra_chave" => "LINGUAGEM MATEMÁTICA, LEITURA E ESCRITA, O PROBLEMA DOS 21 VASOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA13_ID747_27102016195132.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO SILVA SANTOS " "autor_nome_curto" => "LEONARDO " "autor_email" => "leonardoufcg2@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }