Resumo
O presente relato busca apresentar como foi desenvolvido e vivenciado um projeto de ensino de Matemática a partir de experiências com jogos em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental II, precisamente em quatro turmas, sendo três de 6° anos, onde uma desta era da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) e uma de 7° ano regular, da Escola Municipal Maria Salomé de Almeida do município de Livramento - PB. Identificamos antes da aplicação do projeto, que os discentes apresentavam dificuldades com relação ao cálculo mental na hora de resolver operações básicas que abordavam as operações de multiplicação e divisão, desse modo, o objetivo do projeto foi o de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem das operações de cálculo básico, em especial, o cálculo mental, onde utilizamos a tabuada conjuntamente com atividades lúdicas com jogos matemáticos, como o Tangram, Tabuada Cartesiana, Quebra-Cabeça, Bingo e Pescaria. Atividades estas que requerem concentração, raciocínio lógico, habilidades, além de agilidade para o desenvolvimento destas, as quais permitem aos educandos, opinar, formar idéias e tomar decisões com propriedades sobre o que diz respeito ao cálculo, como mostra os PCN. A Ludicidade despertou ainda o interesse, a curiosidade e o espírito competitivo dos alunos fazendo com que a aprendizagem seja consolidada de maneira mais rápida e divertida. O resultado do projeto foi satisfatório, pois a participação dos alunos foi muito assídua, sendo também alcançado o envolvimento de todos. Foi possível perceber avanços significativos no que concerne à aprendizagem dos alunos quanto às operações básicas de multiplicação e divisão, bem como, o despertar do gosto pela Matemática, onde alunos que não gostavam das aulas, a partir das dinâmicas utilizadas, passaram a adotar novas e melhores atitudes.