Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA FOCADA NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO MENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, LUDICIDADE Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26474
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA FOCADA NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO MENTAL"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \r\n
      O presente relato busca apresentar como foi desenvolvido e vivenciado um projeto de ensino de Matemática a partir de experiências com jogos em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental II, precisamente em quatro turmas, sendo três de 6° anos, onde uma desta era da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) e uma de 7° ano regular, da Escola Municipal Maria Salomé de Almeida do município de Livramento - PB. Identificamos antes da aplicação do projeto, que os discentes apresentavam dificuldades com relação ao cálculo mental na hora de resolver operações básicas que abordavam as operações de multiplicação e divisão, desse modo, o objetivo do projeto foi o de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem das operações de cálculo básico, em especial, o cálculo mental, onde utilizamos a tabuada conjuntamente com atividades lúdicas com jogos matemáticos, como o Tangram, Tabuada Cartesiana, Quebra-Cabeça, Bingo e Pescaria. Atividades estas que requerem concentração, raciocínio lógico, habilidades, além de agilidade para o desenvolvimento destas, as quais permitem aos educandos, opinar, formar idéias e tomar decisões com propriedades sobre o que diz respeito ao cálculo, como mostra os PCN. A Ludicidade despertou ainda o interesse, a curiosidade e o espírito competitivo dos alunos fazendo com que a aprendizagem seja consolidada de maneira mais rápida e divertida. O resultado do projeto foi satisfatório, pois a participação dos alunos foi muito assídua, sendo também alcançado o envolvimento de todos. Foi possível perceber avanços significativos no que concerne à aprendizagem dos alunos quanto às operações básicas de multiplicação e divisão, bem como, o despertar do gosto pela Matemática, onde alunos que não gostavam das aulas, a partir das dinâmicas utilizadas, passaram a adotar novas e melhores atitudes.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID396_22092016192526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALMEIDA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA ALMEIDA"
    "autor_email" => "aparecidaalmeida36@gmail."
    "autor_ies" => "UFPB VIRTUAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26474
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA FOCADA NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO MENTAL"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \r\n
      O presente relato busca apresentar como foi desenvolvido e vivenciado um projeto de ensino de Matemática a partir de experiências com jogos em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental II, precisamente em quatro turmas, sendo três de 6° anos, onde uma desta era da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) e uma de 7° ano regular, da Escola Municipal Maria Salomé de Almeida do município de Livramento - PB. Identificamos antes da aplicação do projeto, que os discentes apresentavam dificuldades com relação ao cálculo mental na hora de resolver operações básicas que abordavam as operações de multiplicação e divisão, desse modo, o objetivo do projeto foi o de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem das operações de cálculo básico, em especial, o cálculo mental, onde utilizamos a tabuada conjuntamente com atividades lúdicas com jogos matemáticos, como o Tangram, Tabuada Cartesiana, Quebra-Cabeça, Bingo e Pescaria. Atividades estas que requerem concentração, raciocínio lógico, habilidades, além de agilidade para o desenvolvimento destas, as quais permitem aos educandos, opinar, formar idéias e tomar decisões com propriedades sobre o que diz respeito ao cálculo, como mostra os PCN. A Ludicidade despertou ainda o interesse, a curiosidade e o espírito competitivo dos alunos fazendo com que a aprendizagem seja consolidada de maneira mais rápida e divertida. O resultado do projeto foi satisfatório, pois a participação dos alunos foi muito assídua, sendo também alcançado o envolvimento de todos. Foi possível perceber avanços significativos no que concerne à aprendizagem dos alunos quanto às operações básicas de multiplicação e divisão, bem como, o despertar do gosto pela Matemática, onde alunos que não gostavam das aulas, a partir das dinâmicas utilizadas, passaram a adotar novas e melhores atitudes.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID396_22092016192526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALMEIDA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA ALMEIDA"
    "autor_email" => "aparecidaalmeida36@gmail."
    "autor_ies" => "UFPB VIRTUAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Resumo O presente relato busca apresentar como foi desenvolvido e vivenciado um projeto de ensino de Matemática a partir de experiências com jogos em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental II, precisamente em quatro turmas, sendo três de 6° anos, onde uma desta era da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) e uma de 7° ano regular, da Escola Municipal Maria Salomé de Almeida do município de Livramento - PB. Identificamos antes da aplicação do projeto, que os discentes apresentavam dificuldades com relação ao cálculo mental na hora de resolver operações básicas que abordavam as operações de multiplicação e divisão, desse modo, o objetivo do projeto foi o de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem das operações de cálculo básico, em especial, o cálculo mental, onde utilizamos a tabuada conjuntamente com atividades lúdicas com jogos matemáticos, como o Tangram, Tabuada Cartesiana, Quebra-Cabeça, Bingo e Pescaria. Atividades estas que requerem concentração, raciocínio lógico, habilidades, além de agilidade para o desenvolvimento destas, as quais permitem aos educandos, opinar, formar idéias e tomar decisões com propriedades sobre o que diz respeito ao cálculo, como mostra os PCN. A Ludicidade despertou ainda o interesse, a curiosidade e o espírito competitivo dos alunos fazendo com que a aprendizagem seja consolidada de maneira mais rápida e divertida. O resultado do projeto foi satisfatório, pois a participação dos alunos foi muito assídua, sendo também alcançado o envolvimento de todos. Foi possível perceber avanços significativos no que concerne à aprendizagem dos alunos quanto às operações básicas de multiplicação e divisão, bem como, o despertar do gosto pela Matemática, onde alunos que não gostavam das aulas, a partir das dinâmicas utilizadas, passaram a adotar novas e melhores atitudes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.