Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS PARA ALUNOS DO 8ª ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS Relato de Experiência (RE) ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26428
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 789
    "titulo" => "ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS PARA ALUNOS DO 8ª ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova metodologia para a sala de aula, que envolve brincadeiras com receitas culinárias para a aprendizagem de Expressões Algébricas com os alunos do 8º ano. A explicação do conteúdo de Álgebra pode deixar de ser apenas uma transmissão e aplicação de atividades e tornar-se uma metodologia prazerosa a partir de situações improvisadas, reais ou lúdicas do cotidiano. O tema foi escolhido, por ser diagnosticadas dificuldades na compreensão do conteúdo estudado durante a unidade. Com um pouco de criatividade, monômios e polinômios que formam as expressões com variáveis, os alunos acompanham a história, no qual interpretam a situação ocorrida e fica evidente a adição e subtração dos monômios semelhantes.  O artigo encontra-se fundamentado nos estudos de Gilles Brougére, um dos maiores especialistas nas relações entre jogo e educação para o desenvolvimento infantil e a natureza humana. A discussão do tema deste artigo retrata acerca da estimulação do professor de Ciências da Educação, por ter sido trabalhado com pré-adolescentes, no entanto o foco da pesquisa é semelhante aos objetivos encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano – turno Vespertino - do Ensino Fundamental II, através do Projeto Mais Educação no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira em Caetité, Bahia. Como produto resultante deste trabalho, O Jogo “Brincando com Álgebra na Cozinha” foi feito após uma revisão em uma das aulas, sobre monômios e polinômios, adição e subtração de monômios semelhantes, e como montar expressões algébricas. Foi com este produto que os estudantes puderam aprender o conteúdo de forma prazerosa e lúdica em circunstância com o conteúdo destacado, mostrando entendimento sobre as expressões algébricas, sabendo expressá-las e aplicá-las.  Deste modo, evidencia-se a investigação de atividades dinâmicas e lúdicas em contrapartida à forma tradicional da compreensão da matemática, além de garantir interação coletiva."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA8_ID789_26102016141244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA STEFANY MALHEIROS COUTO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA COUTO"
    "autor_email" => "gabriela_stefanypma@hotma"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26428
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 789
    "titulo" => "ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS PARA ALUNOS DO 8ª ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova metodologia para a sala de aula, que envolve brincadeiras com receitas culinárias para a aprendizagem de Expressões Algébricas com os alunos do 8º ano. A explicação do conteúdo de Álgebra pode deixar de ser apenas uma transmissão e aplicação de atividades e tornar-se uma metodologia prazerosa a partir de situações improvisadas, reais ou lúdicas do cotidiano. O tema foi escolhido, por ser diagnosticadas dificuldades na compreensão do conteúdo estudado durante a unidade. Com um pouco de criatividade, monômios e polinômios que formam as expressões com variáveis, os alunos acompanham a história, no qual interpretam a situação ocorrida e fica evidente a adição e subtração dos monômios semelhantes.  O artigo encontra-se fundamentado nos estudos de Gilles Brougére, um dos maiores especialistas nas relações entre jogo e educação para o desenvolvimento infantil e a natureza humana. A discussão do tema deste artigo retrata acerca da estimulação do professor de Ciências da Educação, por ter sido trabalhado com pré-adolescentes, no entanto o foco da pesquisa é semelhante aos objetivos encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano – turno Vespertino - do Ensino Fundamental II, através do Projeto Mais Educação no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira em Caetité, Bahia. Como produto resultante deste trabalho, O Jogo “Brincando com Álgebra na Cozinha” foi feito após uma revisão em uma das aulas, sobre monômios e polinômios, adição e subtração de monômios semelhantes, e como montar expressões algébricas. Foi com este produto que os estudantes puderam aprender o conteúdo de forma prazerosa e lúdica em circunstância com o conteúdo destacado, mostrando entendimento sobre as expressões algébricas, sabendo expressá-las e aplicá-las.  Deste modo, evidencia-se a investigação de atividades dinâmicas e lúdicas em contrapartida à forma tradicional da compreensão da matemática, além de garantir interação coletiva."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA8_ID789_26102016141244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA STEFANY MALHEIROS COUTO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA COUTO"
    "autor_email" => "gabriela_stefanypma@hotma"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova metodologia para a sala de aula, que envolve brincadeiras com receitas culinárias para a aprendizagem de Expressões Algébricas com os alunos do 8º ano. A explicação do conteúdo de Álgebra pode deixar de ser apenas uma transmissão e aplicação de atividades e tornar-se uma metodologia prazerosa a partir de situações improvisadas, reais ou lúdicas do cotidiano. O tema foi escolhido, por ser diagnosticadas dificuldades na compreensão do conteúdo estudado durante a unidade. Com um pouco de criatividade, monômios e polinômios que formam as expressões com variáveis, os alunos acompanham a história, no qual interpretam a situação ocorrida e fica evidente a adição e subtração dos monômios semelhantes. O artigo encontra-se fundamentado nos estudos de Gilles Brougére, um dos maiores especialistas nas relações entre jogo e educação para o desenvolvimento infantil e a natureza humana. A discussão do tema deste artigo retrata acerca da estimulação do professor de Ciências da Educação, por ter sido trabalhado com pré-adolescentes, no entanto o foco da pesquisa é semelhante aos objetivos encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano – turno Vespertino - do Ensino Fundamental II, através do Projeto Mais Educação no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira em Caetité, Bahia. Como produto resultante deste trabalho, O Jogo “Brincando com Álgebra na Cozinha” foi feito após uma revisão em uma das aulas, sobre monômios e polinômios, adição e subtração de monômios semelhantes, e como montar expressões algébricas. Foi com este produto que os estudantes puderam aprender o conteúdo de forma prazerosa e lúdica em circunstância com o conteúdo destacado, mostrando entendimento sobre as expressões algébricas, sabendo expressá-las e aplicá-las. Deste modo, evidencia-se a investigação de atividades dinâmicas e lúdicas em contrapartida à forma tradicional da compreensão da matemática, além de garantir interação coletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.