Analisando o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes- IDEPB (2013-2015) da EEEFM Ademar Veloso da Silveira, a qual leciono, foram observadas algumas competências e habilidades que necessitam ser mais trabalhadas para que o nível de aprendizagem desejável seja alcançado pelos alunos. Dentre os principais problemas observados, temos que nos últimos anos os alunos não desenvolveram habilidades em conhecimentos fundamentais que permitam efetuar operações e resolver problemas. Os resultados também mostraram que os alunos não desenvolveram de forma satisfatória o raciocínio lógico e não associam textos a representações matemáticas. Os estudantes não estão habilitados a atuar no meio social, no que se refere à leitura de gráficos e tabelas. Sendo assim, minha pesquisa abordou o uso dos Kits de Robótica Educacional nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, a importância dos recursos tecnológicos como ferramenta para o estudo do gráfico das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus, por ser um conteúdo em que os alunos desenvolvem capacidades de associação entre textos e representações matemáticas, bem como resolução de problemas algébricos e de raciocínio lógico como também aprendem a utilizar técnicas de montagens e estratégias matemáticas em situações cotidianas de forma oral, escrita e gráfica, construindo e manipulando objetos. A proposta consistiu em analisar as contribuições para o ensino e para a aprendizagem de funções que estes recursos tecnológicos podem proporcionar e aconteceu durante todo o 2º e 3º bimestres do corrente ano. A partir do ramo de possibilidades que esses recursos oferecem, observamos os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o auxílio e a montagem de alguns Kits de Robótica Educacional. O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus. Com isso, a pergunta que norteou minha pesquisa foi A utilização dos Kits de Robótica Educacional contribuirá para a compreensão de Funções? O ambiente da pesquisa de campo foi a escola a qual leciono. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram alunos de três turmas do 1º ano do Ensino Médio Regular do turno da manhã. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para que os alunos desenvolvessem diversas competências e habilidades, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar saindo do ensino tradicional adentrando a era digital, contribuímos de forma significativa com os alunos na compreensão da construção de gráficos de Funções Polinomiais, verificamos que, de fato, os Kits de Robótica proporcionaram liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma diferente do ensino tradicional, pois permitiram alterar seus valores; observar as relações existentes entre os gráficos bem como seus parâmetros e construir retas e parábolas em um mesmo plano.