Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

APRENDIZAGEM DE FUNCÃO UMA INTERVENÇÃO DE ENSINO POR MEIO DO QUIZ GAME ONLINE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÃO, TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar as contribuições dadas pelo uso de um quiz game online, por meio da plataforma Kahoot, para a construção do conceito de função matemática no primeiro ano do Ensino Médio. Esta pesquisa de caráter qualitativo e interpretativo, na qual alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba, compõem o universo. Na pesquisa em questão foi realizado o encontro no laboratório de informática da escola. Para a realização desse estudo nos apoiamos nas idéias (PRENSKY, 2001) sobre os nativos digitais, (BAIRRAL, 2009) sobre o uso da tecnologia, Lima (2011) com os jogos digitais, (CASSETTARI, 2015; OLIVEIRA, 2011) sobre o quiz game online. Os resultados obtidos demonstram que os sujeitos pesquisados fazem uso contínuo de recursos tecnológicos e da internet em seu cotidiano, que o uso quiz game online despertou entusiasmo, concentração e motivação nos alunos, auxiliando-os na resolução das atividades propostas, permitiu inserir o celular em sala de aula como um recurso pedagógico, possibilitou a resolução de problemas matemáticos e notou-se que os alunos cogitaram a hipótese de fazer um estudo prévio em casa, para que na próxima atividade que utilizasse o Kahoot, pudessem alcançar uma classificação melhor no placar do jogo. A partir disto, acredita-se que este estímulo, poderia resultar em uma melhoria no processo de aprendizagem, visto que o aluno passaria a estudar de forma prévia.

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