Apresentaremos a seguir um relato abordando questões relacionadas a atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), as quais foram realizadas na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade de Pesqueira-PE sob a supervisão do professor Joelson Barbosa de Lima, essas atividades foram desenvolvidas a partir de uma intervenção feita por três estudantes de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE – Campus Pesqueira - Pernambuco, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, visando contribuir no processo ensino-aprendizagem, dando ênfase ao conteúdo das propriedades das potências. Dessa forma, iniciamos uma pesquisa relacionada a importância da inserção de jogos no ensino de matemática, e as dificuldades encontradas no ensino de potências, procurando estar sempre refletindo no decorrer de nossa pesquisa que é possível encontrar maneiras diferenciadas de aprender e também ensinar Matemática de forma dinâmica, descobrindo meios que possibilitem ao estudante desenvolver habilidades que proporcionem a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Assim, foi possível a percepção de que a utilização do jogo no ensino das potências, é um recurso que permite ao estudante desenvolver o seu raciocínio, estimular o cálculo mental, ajudar a trabalhar e compreender os conceitos de forma lúdica e ainda proporcionar autoconfiança, organização, concentração e autonomia diante do conteúdo abordado. É necessário entender que a educação tem como principal objetivo formar cidadãos críticos, criativos, participativos que apresentem condições para criar estratégias e construir novos conhecimentos, analisando que o processo de ensino aprendizagem está em constante transformação e aperfeiçoamento na tentativa de melhorar a situação educacional. Então o lúdico vem se apresentando como uma inovação na prática pedagógica, colaborando para o aprendizado dos alunos e oportunizando ao educador a preparação de aulas dinâmicas ajudando o aluno a interagir de forma mais expressiva na sala de aula.